Milhões de trabalhadores aguardam com expectativa a liberação de uma nova rodada do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS 2021). Em 2020, por meio da medida provisória (MP) 946/20, foi disponibilizada a retirada de quantias no valor de até um salário mínimo (na época, R$ 1.045) pelos brasileiros com saldo disponível no fundo.
Mesmo tendo garantia de MP, a medida perdeu validade assim que o ano virou. Sua duração era enquanto estivesse em vigor o período de calamidade pública causado pela pandemia da Covid-19. Sobre uma nova rodada de liberações neste ano, a equipe econômica do governo declarou estar focado em outras medidas de recuperação financeira.
“Não há liberações extraordinárias de saldos do FGTS sendo consideradas no momento. Outras medidas de apoio ao enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia estão sendo priorizadas”, informou o Ministério da Economia em nota. Dessa forma, as chances de renovação da modalidade de saque são bastante baixas.
Recuperação do fundo
No início do ano, conselheiros do FGTS declararam que uma nova rodada emergencial de saque do FGTS poderia comprometer a quantidade de recursos do fundo. Gustavo Tillmann, secretário executivo do colegiado, disse ser importante a recuperação dos recursos neste momento.
Atualmente, a Caixa Econômica Federal segue o calendário de pagamentos daqueles que aderiram à modalidade de saque-aniversário do FGTS. Ela possibilita sacar anualmente, e no mês de aniversário, parte do saldo de contas ativas ou inativas. Os valores podem vir ainda (ou não) acrescidos de parcela adicional.
Leia ainda: Liberado! Veja quem pode realizar o saque-aniversário do FGTS a partir de hoje