Quer tirar sua habilitação sem pagar nada? O programa CNH Social está com inscrições abertas para mais de 3 mil vagas no estado do Goiás. A iniciativa possibilita que cidadãos de baixa renda mudem de categoria, adicionem um nova ou obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de maneira totalmente gratuita.
Para participar do programa, é necessário fazer a inscrição até o dia 7 de julho, pelo site do Detran-GO. Dentro do total de vagas anunciado, 5% são reservadas para pessoas com deficiência (PcD).
Modalidades
As oportunidades estão distribuídas entre as categorias estudantil, urbana, rural e mudança de categoria. Conheça as exigências para se enquadrar em uma delas:
- Estudantil: idade 18 e 25 anos, cadastro ativo no CadÚnico, ter cursado e concluído o ensino médio na rede pública estadual.
- Urbana: saber ler e escrever, estar inscrito no CadÚnico e morar em cidade.
- Rural: saber ler e escrever, estar inscrito no CadÚnico e morar na zona rural.
- Mudança de categoria: não ter cometido nenhuma infração de trânsito de natureza gravíssima ou grave nem ser reincidente em infração média nos últimos 12 meses anteriores à inscrição.
Em caso de empate na modalidade estudantil, o critério utilizado para desempate será a nota média levantada pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Sobre o programa
O programa CNH Social é uma iniciativa que oferece ao cidadão de baixa renda a isenção das taxas cobradas pelo Detran GO, tais como Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular e agendamentos de provas teóricas e práticas.
O cidadão contemplado também não paga por exames médico e psicológico, justa médica (pessoa com deficiência) ou toxicológico (categorias profissionais). O candidato tem direito a fazer até três retestes sem gastar nada.
Leia mais: Ainda preciso andar com a CNH para dirigir? Mesmo com a nova lei de trânsito?