scorecardresearch ghost pixel



Você já ouviu falar em clone de WhatsApp? Veja se é perigoso

O WhatsApp GB é um dos aplicativos que imitam o WhatsApp original e oferecem uma série de recursos a mais. Entretanto, o uso desses apps não é recomendado.



Se você é um amante da tecnologia ou busca facilidades digitais já deve ter esbarrado em algum app clone. O WhatsApp GB é um deles, por exemplo. Ele imita o seu “ídolo”, o WhatsApp original. Porém, assim como os demais clones, oferece algumas ferramentas a mais e recursos diferentes. Entretanto, o uso desses apps não é recomendado.

O clone do WhatsApp tem chamado a atenção para o número de usuários em alta. Isso porque oferece recursos como o de ser instalado em mais de um dispositivo. Além disso, as cores são customizáveis, mensagens não podem ser apagadas por contatos, esconde gravação e escrita. Enfim, oferece funcionalidades interessantes.

Porém, a pergunta que fica é: é seguro utilizar um aplicativo clone? A resposta, além de ser óbvia, é bastante simples. Não existe qualquer garantia de segurança para os usuários.

Basta lembrar que os clones são, em sua maioria, aplicativos construídos sob a plataforma de outro software existente. Isso é feito sem que haja autorização do criador original.

Muitos desses programas nem sequer estão disponíveis nas lojas das empresas no smartphone (Google Play, App Store). Esse é um fator bastante relevante para se ter em mente.

As lojas de aplicativos possuem sistemas de segurança para garantir, sobretudo, as informações do consumidor. Afinal, ao se cadastrar em um mensageiro como WhatsApp, uma série de dados é necessária.

Fora os dados pessoais, os aplicativos têm acesso aos seus contatos e dados salvos no dispositivo. Por isso, as fabricantes não recomendam a utilização de softwares do gênero.

Cuidado ao compartilhar suas informações

Mas e se o aplicativo estiver disponível no Google Play ou na App Store (Apple)? Ainda assim, a recomendação é para se ter cautela. Qualquer programa digital instalado pode acessar informações que estão armazenadas no dispositivo.

É inegável que alguns recursos oferecidos pelos clones são chamativos e despertem a atenção. Muitas pessoas até se arriscam baixando e instalando no smartphone.

O que se deve colocar do lado oposto da balança é se a segurança dos dados é mais ou menos importante. Nem sempre ter uma ferramenta mais útil é a solução para os problemas.

Leia também: WhatsApp deve incluir ferramenta para revisar áudios antes do envio




Voltar ao topo

Deixe um comentário