scorecardresearch ghost pixel




Perdeu o prazo da prova de vida? Saiba o que fazer para recuperar seu benefício

Prova de vida, suspensa no início do ano passado, voltou a ser um procedimento obrigatório para manutenção de benefícios do INSS.



A prova de vida voltou a ser obrigatória para os segurados que recebem benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde a última quinta-feira, 1º, os pagamentos já podem ser bloqueados para quem deixou de realizar o procedimento. Se esse é seu caso, saiba o que fazer.

Quem precisava fazer a prova de vida em março ou abril de 2020 deveria ter realizado o exame até o dia 30 de junho de 2021. Para esse grupo, o benefício esta sob risco de bloqueio ou até mesmo já foi bloqueado.

No ano passado, a prova de vida foi suspensa em decorrência da pandemia de Covid-19, já que grande parte dos beneficiários do INSS faz parte dos grupos de risco para a doença. Mas o governo retomou os exames, que ganharam um novo calendário.

Para facilitar o procedimento, ele já está disponível digitalmente para alguns beneficiários. O projeto está em fase de testes com quem recebeu uma mensagem de texto ou e-mail contendo um convite para realizar o exame pelo celular, direto pelo aplicativo Meu INSS. Os demais devem manter o procedimento presencial, se dirigindo ao caixa eletrônico ou agência bancária.


O que fazer se meu benefício for cancelado?

Se você é aposentado ou pensionista, deixou o prazo passar e teve seu benefício cancelado, não significa que perderá esse valor sempre. Para solicitar a volta dos pagamentos, siga o passo a passo abaixo:

  • Entre no aplicativo Meu INSS;
  • Clique na opção “Agendamentos/Solicitações”
  • Toque em “Novo Requerimento”;
  • Escolha o serviço desejado;
  • Aperte em “Atualizar”;
  • Revise seus dados e aperte em “Avançar”;
  • Informe os dados necessários para continuar o pedido.

Calendário da prova de vida 2021

Leia mais: INSS permite prova de vida social e cria plataforma de serviços




Voltar ao topo

Deixe um comentário