scorecardresearch ghost pixel



Confira quem pode e como solicitar o auxílio-doença ao INSS

Benefício pode se tornar aposentadoria por invalidez a depender da situação. Para obter o direito ao auxílio, o trabalhador deve apresentar laudo/atestado médico à empresa onde trabalha.



O auxílio-doença é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício é destinado a pessoas que ficaram incapacitadas para desempenhar atividade laboral por mais de 15 dias consecutivos. 

Leia também: Policiais e bombeiros poderão pagar contribuição menor ao INSS; entenda

Não é exigido que o segurado fique incapaz permanentemente ou para qualquer atividade. Contudo, a pessoa deve estar impossibilitada de realizar seu trabalho atual ou atividade habitual.

Todos estes pré-requisitos devem estar presentes no momento da solicitação do auxílio-doença. 

“Art. 59, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença será devido ao segurado que, havendo cumprido, quando for o caso, o período de carência exigido nesta Lei, ficar incapacitado para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. ”

Para obter o direito ao auxílio, o trabalhador deve apresentar laudo/atestado médico à empresa onde trabalha. Cabe ao médico ou perito determinar a necessidade do afastamento de 15 dias. Neste período, a empresa fica responsável por custear o tempo de recuperação.

Contudo, após o primeiro período de 15 dias, o empregado deve solicitar a perícia médica do INSS. Só então o auxílio-doença pode ser solicitado.

Para trabalhadores autônomos, o acionamento da perícia médica é feito imediatamente. Assim, leva-se em consideração o início da situação de incapacidade. 

Valor do auxílio-doença:

Segundo o texto da Lei:

“Art. 61, da Lei 8.213/91. O auxílio-doença, inclusive o decorrente de acidente do trabalho, consistirá numa renda mensal correspondente a 91% (noventa e um por cento) do salário-de-benefício […]”

Dessa forma, o Auxílio-Doença consiste em uma renda mensal de 91% do salário-de-benefício. Este salário é igual à média aritmética simples das maiores contribuições em 80% do período contributivo (INSS).

Por isso, cada beneficiário receberá um valor diferente. Afinal, a quantia total depende do tempo e do montante de contribuição junto ao INSS.

Veja como converter o auxílio-doença em aposentadoria por invalidez

Um ponto de destaque é o de que o auxílio-doença é o único benefício que pode ser solicitado diretamente. O perito do INSS analisa o laudo médico e as condições do segurado para determinar o recebimento do auxílio.

Aliás, é o perito que tem o poder de transformar o benefício em auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez. Assim, não é necessário um pedido do beneficiário para esse tipo de análise.

Em casos onde a incapacidade ao trabalho é persistente, cabe ao INSS avaliar a situação. O perito analisa se a incapacidade temporária se resolveu ou se tornou um caso definitivo para o cidadão. 

O trabalhador poderá recorrer à aposentadoria por invalidez junto ao INSS, solicitando a perícia. Contudo, se for o caso, também é possível acionar a Justiça.

Todas as informações podem ser consultadas junto ao portal: meu.inss.gov.br.




Voltar ao topo

Deixe um comentário