scorecardresearch ghost pixel



Ex-diretores do WhatsApp criam aplicativo com foco na privacidade

O novo mensageiro não coleta ou armazena dados, bem como não possui propagandas. Saiba mais sobre o HalloApp.



Que o WhatsApp é um aplicativo popular, isso ninguém duvida. Se antes era comum pedir o telefone de alguém, agora é ainda mais comum chamar essa pessoa no “zap”. Contudo, algumas características do mensageiro têm incomodado os usuários. As principais dizem respeito às políticas de privacidade.

Leia também: WhatsApp: Confira 3 novos recursos que devem ser liberados em breve

É justamente neste ponto que os aplicativos concorrentes investem. Como o próprio Telegram, que oferece anonimato e maior sensação de segurança. Outro, menos popular, mas que também surfa nessa onda é o Signal.

Recentemente, na Europa, o WhatsApp se envolveu em conflitos após atualizar sua política de privacidade. O compartilhamento de dados entre as plataformas do Facebook incomodou os usuários. O caso foi parar junto às autoridades britânicas especializadas em direitos do consumidor.

Por isso, os aplicativos alternativos vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Uma nova opção é o HalloApp. O aplicativo tem uma mistura de mensageiro com rede social mais nítida que o WhatsApp. Seria como uma junção entre o tradicional mensageiro e o Facebook, por exemplo.

Isso não é à toa, aliás, já que os criadores desse app foram funcionários do WhatsApp. Neerai Arora e Michael Donohue trabalharam na empresa antes e após a aquisição pelo Facebook. Ou seja, eles acompanharam a maior parte das atualizações e a evolução do aplicativo.

A dupla ocupava cargos de destaque: um era diretor de negócios e o outro diretor de engenharia. Agora, eles decidiram criar um concorrente à antiga empresa de trabalho.

O HalloApp possui algumas características peculiares, como ausência de anúncios. Além disso, a proposta é ser um “local” reservado, com maior grau de intimidade entre os usuários.

Aplicativo conta com feed de publicações

Através dele, além de enviar e receber mensagens e arquivos de mídia, é possível acompanhar a vida de pessoas próximas. Através da “home” é possível interagir e compartilhar publicações, como em uma rede social tradicional.

Contudo, a maior aposta dos desenvolvedores parece estar na questão da privacidade. O app se descreve como “verdadeiramente privado” e trata o assunto como “direito básico”. 

Por isso, a empresa afirma não coletar, armazenar ou sequer utilizar as informações dos usuários. Da mesma forma, não há propagandas a serem exibidas. Todas as conversas são criptografadas, assim como nos principais concorrentes do ramo.

App não terá anúncios

“Imagine ter amigos online que são realmente seus amigos. Imagine ter um feed que não seja composto por pessoas e publicações que você não se importa”. É o que traz um dos textos na página oficial do HalloApp.

Fora isso, o aplicativo afirma que não concorda com a política de viciar os participantes. “Sem seguidores, bots, trolls, algoritmos, influenciadores, filtros, cansaço, propaganda ou informações falsas se espalhando como incêndios”, completa as informações do site.

Apesar da ausência de propagandas, o app é gratuito. Por conta disso, ainda é um mistério a forma de rentabilidade da empresa. O aplicativo é bastante recente, mas pode ser uma boa dica para quem procura um ambiente digital mais reservado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário