Clientes do Nubank têm relatado um movimento crescente de cancelamento de contas por parte do banco digital. Essa suposta suspensão em massa é uma prática comum da empresa, inclusive prevista no contrato do usuário, mas quais serão os motivos que levam a isso?
O cancelamento de contas ocorre todos os meses em todos os bancos com clientes que não cumprem as regras da instituição. A empresa tem autonomia legal para realizar esse tipo de procedimento. No caso do Nubank, o usuário que tem sua conta bloqueada recebe a seguinte mensagem:
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“A fim de garantir a sua segurança e cumprir regulações obrigatórias, analisamos constantemente diversos fatores relacionados ao cadastro e utilização de nossos serviços por nossos clientes. Após uma análise mais detalhada, optamos pelo cancelamento de todos os seus produtos Nubank definitivamente.”
Motivos para o cancelamento
O motivo mais comum para o cancelamento de contas é o desinteresse comercial por parte da fintech. Isso ocorre quando o cliente fica inativo por muito tempo, ou seja, deixa de usar os serviços e fazer movimentações na conta. Sendo assim, o banco entende que aquele não é mais interessante ter aquele usuário em sua carteira de clientes.
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Outro motivo muito recorrente é o uso indevido, que leva à suspensão de contas mesmo de quem utiliza o cartão com frequência. Nessa caso, a justificativa é a realização de operações que contrariam as regras previstas no contrato, enviado ao cliente no momento da abertura da conta.
Infelizmente não é possível reverter esse processo. Se você foi uma das pessoas que teve a conta cancelada, mas não entendeu o motivo, entre em contato pelos canais de atendimento do banco para solicitar esclarecimento.