scorecardresearch ghost pixel



Mais de 12 milhões podem ter benefício do INSS suspenso ou cancelado

Até o momento, apenas 23,6 milhões de beneficiários fizeram a prova de vida. Quem não se regularizar pode ter o pagamento do INSS suspenso ou cancelado.



A prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a ser obrigatória para aposentados e pensionistas. Ao todo, 36 milhões de segurados precisam realizar o procedimento para garantir o benefício. Contudo, até o dia 15 de junho, 23,6 milhões realizaram a prova de vida. Quem não se regularizar pode ter o pagamento do INSS suspenso ou cancelado.

O procedimento serve para atestar que o beneficiário continua vivo e apto para continuar recebendo o dinheiro. A prova ajuda a evitar fraudes e ações de possíveis golpistas, mas às vezes também pode acarretar transtornos.

Para que a prova de vida seja realizada, muitas vezes o cidadão deve comparecer presencialmente à agência bancária. Vale ressaltar que a agência deve ser referente ao banco no qual o aposentado ou pensionista do INSS recebe o benefício. É necessário levar documento de identificação pessoal com foto.

Contudo, também existe a possibilidade de realizar a prova sem sair de casa, por meio da internet. O procedimento só funciona para quem tem a Biometria Facial cadastrada em algum sistema do Governo Federal ou a CNH digital. Nestes casos basta realizar a comprovação pelo aplicativo Meu INSS: meu.inss.gov.br.

Podem solicitar a visita de um servidor do INSS idosos com mais de 80 anos ou pessoas acima dos 60 anos que não tenham condições de se dirigir ao banco. Basta ligar no telefone 135 e apresentar documentos médicos que comprovem a situação, se for o caso. 

Calendário

Outra orientação é referente ao prazo para realizar a prova de vida. Cada beneficiário deve estar atento ao calendário anual para efetuar o procedimento de comprovação. Isso evitará a suspensão dos pagamentos.

Visando evitar aglomerações, foi estabelecido um calendário para realização da prova de vida em 2021.

De acordo com a Agência Brasil, os cidadãos que tiveram a prova de vida vencida a partir do mês de março de 2020 têm novos prazos para realizar a comprovação. Confira o calendário:

Mês de vencimento / Mês para nova realização

  • Março e abril de 2020 / Junho de 2021
  • Maio e Junho de 2020 / Julho de 2021
  • Julho e Agosto de 2020 / Agosto de 2021
  • Setembro e Outubro de 2020 / Setembro de 2021
  • Novembro e Dezembro de 2020 / Outubro de 2021
  • Janeiro e Fevereiro de 2021 / Novembro de 2021
  • Março e Abril de 2021 / Dezembro de 2021

O que fazer se perder o prazo para realizar a prova de vida?

Os beneficiários que perderam o prazo terão os pagamentos suspensos até a realização da prova. Mas vale salientar que a comprovação deverá ser feita no prazo máximo de 6 meses após o vencimento. Se ainda assim o período não for respeitado, o benefício será cancelado.

No caso do cancelamento da aposentadoria ou da pensão pelo INSS, ainda é possível reativar o benefício.

Como reativar o benefício?

1 – Baixe e solicite a reativação pelo aplicativo “Meu INSS”;

2 – Informe o número CPF, RG e anexe o comprovante de residência;

3 – Vá até uma agência bancária para finalizar o processo.

 

Leia também: INSS permite prova de vida social e cria plataforma de serviços

 

Imagem: Jefferson Rudy/Agência Senado




Voltar ao topo

Deixe um comentário