scorecardresearch ghost pixel



Trabalhador pode ter direito a uma boa soma em dinheiro com revisão do FGTS

Saiba quem pode solicitar a revisão do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e receber uma quantia considerável.



O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nos próximos meses a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores que atuaram com carteira assinada a partir de 1999. Caso a decisão seja favorável, esse grupo pode receber valores altos referentes à correção monetária.

Até mesmo quem já sacou o dinheiro do FGTS pode solicitar o cálculo, já que o valor também sofreu desvalorização durante o período. Ou seja, a oportunidade existe para milhões de brasileiros que ainda nem sabem desse direito.

Entenda o caso

O atual sistema adotado para corrigir o saldo das contas do fundo utiliza a Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. O objetivo é trocar esse índice por algum indicador que considere a inflação, como IPCA ou o INPC. A mudança evitaria perdas inflacionárias no saldo do trabalhador.

Considerando que os cálculos podem incluir valores desde 1999, alguns cidadãos podem ter direito a uma quantia considerável de dinheiro com a revisão do FGTS.

Como solicitar a revisão?

Veja também: Confirmado! Caixa autoriza 3 anos de saque do FGTS de uma só vez

O pedido deve ser feito pelo próprio interessado junto ao Juizado Especial Federal da região onde reside. Nesse caso, o valor precisa ser inferior a 60 salários mínimos, que atualmente correspondem a R$ 66 mil.

São exigidos os seguintes documentos para entrar com o pedido de revisão:

  • RG/CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carta de Concessão da Aposentadoria (quando for o caso);
  • Extratos analíticos do FGTS;
  • Cálculo detalhado do valor revisado;
  • Explicativo da revisão e requerimento ou petição, justificando o pedido.

Não é necessário contratar um advogado para cuidar do caso, mas é recomendável. Um profissional da área previdenciária vai facilitar o processo, reunir os documentos exigidos, calcular corretamente o valor e evitar erros que podem impedir o recebimento do dinheiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário