Veja como antecipar o saque do auxílio emergencial usando recurso do Caixa Tem

Regra criada pelo programa determina que transferências e saques entre contas de mesma titularidade aconteçam somente após autorização da Caixa.



Beneficiários do auxílio emergencial 2021 podem adiantar o saque do benefício por meio de uma funcionalidade do aplicativo Caixa Tem. A plataforma, criada pela Caixa Econômica Federal, permite o uso do Pix para envio de dinheiro a outras contas.

O novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), no entanto, não pode ser utilizado para transferências entre contas do beneficiário. Ele funciona apenas para fazer pagamentos ou enviar valores para contas de outras titularidades.

Neste caso, o cidadão que recebe o auxílio emergencial não pode utilizar o Pix para enviar dinheiro para uma outra conta em seu próprio nome. O repasse do recurso só será liberado caso a conta de destino pertença a outra pessoa.

A transferência entre contas de mesma titularidade, neste caso para o mesmo nome de quem teve o auxílio depositado na conta poupança social digital, só é liberada a partir da data de saques e transferências de cada parcela do benefício, que varia conforme o mês de aniversário do beneficiário.

Ademais, mesmo após liberado, o envio do dinheiro acontece mediante outros meio, como TED e DOC, e não através de Pix.

Como antecipar o auxílio emergencial usando o Pix?

Veja a seguir como transferir uma quantia em dinheiro do Caixa Tem para uma conta de outra titularidade:

  1. Acesse a tela principal do app Caixa Tem,
  2. Em seguida, selecione a opção “Pix”;
  3. Toque em “Pagar”;
  4. Selecione a opção “Chave Pix”;
  5. Informe o tipo de chave Pix, se número telefone, CPF/CNPJ, e-mail ou chave aleatória;
  6. Insira a chave, o valor da transferência e, se desejar, uma descrição;
  7. Confira os dados da transação e, se estiver correto, digite sua senha;
  8. Pronto! O pagamento foi efetuado.

Importante: o Pix só pode ser usado para transferir o auxílio emergencial para contas de outras pessoas. Neste caso, a sugestão é que o usuário repasse o benefício para a conta de alguém de confiança ou da família, que repassará o valor de volta para a conta de interesse do beneficiário do programa.

Leia mais: Auxílio emergencial prorrogado: Confira quem não terá direito às novas parcelas




Voltar ao topo

Deixe um comentário