scorecardresearch ghost pixel



Auxílio emergencial pode ser prorrogado por mais 6 meses. Saiba mais

Possibilidade de estender os pagamentos do auxílio emergencial para 2022 é discutida nos bastidores do governo.



O auxílio emergencial oficialmente chega ao fim neste mês de outubro, mas conversas de bastidores indicam que o programa pode ser prorrogado mais uma vez. O fim dos depósitos da sétima parcela está previsto para o próximo dia 31, fechando o calendário divulgado até o momento.

Leia mais: Reajuste do salário mínimo em 2022 dará vantagens aos beneficiários do INSS?

Após o término dos pagamentos, a última medida será a autorização dos saques e transferências. Como sempre, os beneficiários só terão permissão para sacar o benefício algumas semanas após o crédito em conta.

No entanto, conversas de bastidores mostram que o auxílio emergencial pode ser prorrogado mais uma vez até 2022. Pelo menos essa seria a vontade do ministro da Cidadania, João Roma.

O governo federal está focado na substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, mas a iniciativa vem encontrando algumas dificuldades para avançar. Se isso não ocorrer até o fim deste ano, não será possível criar o novo programa em 2022, já que será um ano eleitoral.

Membros do governo afirmam que a liberação de novas parcelas poderia aumentar a popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição no próximo ano. Alguns pedem a extensão do auxílio por mais seis meses, o que levaria os pagamentos até uma data próxima a das eleições.

Guedes fala sobre prorrogação

Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também sinalizou a possibilidade de prorrogação do auxílio emergencial. Segundo ele, o governo é “um time remando pelo Brasil”.

“O ministro Tarcísio (de Freitas, da Infraestrutura) vai vender mais 22 aeroportos. O ministro Rogério Marinho (do Desenvolvimento Regional) vai concluir as obras. O ministro João Roma vai estender o auxílio emergencial”, afirmou.




Voltar ao topo

Deixe um comentário