scorecardresearch ghost pixel



Atualização do WhatsApp com a opção de ter quatro aparelhos conectados preocupa usuários

Usuários têm medo de perderem o controle de sua conta e de caírem com facilidade em golpes



Após uma atualização do WhatsApp que permite ao usuário utilizar a rede social em até quatro dispositivos sem que o celular esteja conectado à internet, muitos têm se perguntado sobre a sua segurança e privacidade com o uso do app, já que a mudança faz com os usuários percam um pouco o controle de suas contas.

Veja também: Auxílio-doença para cuidar de familiar doente já está liberado?

O que preocupa é justamente o fato de os outros dispositivos funcionarem sem que o parelho celular esteja conectado à internet, a princípio a novidade parecia ser muito boa, mas depois os usuários começaram a temer que perdesse o controle de suas contas, isso porque se os outros dispositivos continuarem funcionando e, caso alguém tenha entrado na conta sem autorização, a pessoa poderá seguir usando o app sem o dono saber.

E tem outro detalhe que chama muito a atenção do público, é a opção do usuário de um determinado dispositivo apagar um histórico de conversas sem que necessariamente seja excluído dos outros aparelhos, fazendo com que cada dispositivo tenha vida própria e um histórico próprio de mensagens.

É importante lembrar que as mensagens, as fotos e os vídeos continuam sendo criptografados de ponta a ponta em cada uma das conversas, fazendo com que apenas duas pessoas envolvidas na conversa possam desativar esse recurso de segurança disponibilizado pelo app.

Mas ainda assim, se a conta for acessada por um criminoso em um dos dispositivos conectados, ele poderá ter acesso a todas as conversas até que o titular da conta perceba a atividade suspeita, só que isso não é considerado uma violação do recurso de segurança.

Previna-se contra os golpes

Caso você seja um usuário assíduo dessa nova funcionalidade, do WhatsApp é importante que de tempos em tempos você faça uma revisão para lembrar em quais telefones ou computadores deixou a sua conta conectada.

Tente não usar o WhatsApp Web em computadores públicos e se usar, lembre-se de sempre fazer o logout do dispositivo quando for se retirar do ambiente, mesmo que seja em seu ambiente de trabalho, são formas de prevenção que devem ser ainda mais praticadas.

Para desconectar a sua conta do dispositivo, você pode clicar nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela principal de conversas do WhatsApp Web e depois clicar na opção “desconectar”.

Se por acaso você quiser realizar o procedimento pelo celular, basta clicar nos três pontos encontrados na aba das conversas e depois disso entrar em “aparelhos conectados”. Neste local ele poderá encontrar os dispositivos conectados e efetuar o logout.




Voltar ao topo

Deixe um comentário