scorecardresearch ghost pixel



O que é ‘Trava Zap’ e por que os usuários que recebem e enviam correm o risco de perder suas contas?

Enviar esse tipo de mensagem é crime com pena prevista de até oito anos de prisão.



Você já ouviu falar de mensagens que se recebidas no WhatsApp podem travar o uso do aparelho? Elas são popularmente conhecidas como “Trava Zap”. É preciso tomar cuidado pois, apesar de não ser uma novidade, de tempos em tempos internautas atualizam a oferta desse tipo de mensagem que pode resultar na perda do histórico de mensagens e de informações importantes armazenadas no celular ou até o seu acesso à conta no aplicativo.

Leia ainda: Atualização do WhatsApp com a opção de ter quatro aparelhos conectados preocupa usuários

A solução mais comum nesses casos é desinstalar o aplicativo do celular e reinstalá-lo novamente.



Essa falha pode atingir usuários que possuem aparelhos Android, iOS e celulares mais antigos. Ela pode congelar o celular como um todo, sendo necessário em alguns casos reiniciá-lo. Vale lembrar ainda que enviar Trava Zap para alguém é considerado crime com pena de até oito anos de prisão, segundo a lei nº 14.155/2021.

O que exatamente é o Trava Zap?

O Trava Zap se trata de uma mensagem que tem o objetivo, literalmente, de travar o WhatsApp da pessoa que recebeu. Essas mensagens possuem diversos caracteres aleatórios que não fazem nenhum sentido, e é exatamente a combinação desses caracteres que fazem o app travar e não abrir mais.

Isso acontece porque, em alguns casos, o software do aparelho não é compatível o conteúdo composto pela estrutura da mensagem enviada.

A solução mais comum utilizada para consertar o erro é desinstalar o app do celular e instalá-lo novamente, mas isso pode implicar na perda do histórico de mensagens, caso o backup do WhatsApp não esteja atualizado.



O conteúdo das mensagens pode variar. O usuário que é alvo desse tipo de ação pode receber ou uma mensagem de texto com caracteres estranhos ou, em outros casos, uma lista de cartões de contatos em que os nomes também são compostos pelos mesmos caracteres estranhos.

O que fazer se o seu WhatsApp travar

Ao receber esse tipo de mensagem, a primeira orientação é bloquear o contato que enviou o conteúdo. Após isso é necessário mudar a privacidade dos grupos para que apenas os seus contatos possam te adicionar a outros grupos e logo depois excluir o conteúdo da mensagem desagradável, se possível pelo computador. Isso porque no celular o aplicativo ficará travando.



É importante sempre manter um backup ativo do WhatsApp para que você consiga recuperar o seu histórico de conversas ao reinstalar o aplicativo.

Esse problema de mensagens que travam o WhatsApp é antigo, e o aplicativo sempre tenta elaborar correções para corrigir isso. Muitas vezes usuários enviam os conteúdos de ‘brincadeira’ para outros amigos, mas isso não deve ser feito em hipótese alguma, já que o caso envolve uma falha grave de sistema e pode resultar em perdas irreparáveis para quem recebe e envia o conteúdo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário