scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp: alerta “Seu código de segurança foi alterado” deixa usuários inseguros; veja do que se trata

A implementação de novos recursos dentro do aplicativo tem feito as mensagens se tornarem mais frequentes.



O recebimento de uma mensagem do WhatsApp dizendo que o “Seu código de segurança foi alterado“, está causando muitas dúvidas e até insegurança nos usuários do aplicativo de mensagens. Se você recebeu esta mensagem e está entre o grupo de pessoas que não sabe o que isso significa, continue lendo que vamos te explicar tudo e ainda vamos te ajudar a desativar essas notificações, caso você não queria recebê-las.

Leia mais: Jogos da Netflix são liberados para download no iPhone (iOS)

Por mais que o WhatsApp receba muitas críticas pela falta de segurança na proteção de dados de seus usuários, o app tem feito a criptografia de suas conversas há alguns anos. Criptografia é um recurso de segurança que protege os dados durante uma troca de mensagens, de forma que o conteúdo só possa ser acessado pelos dois extremos da comunicação: o remetente e o destinatário.

“Seu número de segurança foi alterado”: o que isso significa?

É uma notificação emitida pelo mensageiro indicando que um dos participantes de uma determinada conversa reinstalou o aplicativo de mensagens no aparelho celular ou quando a conta do app é registrada em um novo dispositivo. O alerta indica aos usuários que o código responsável por garantir a Criptografia de ponta a ponta em chamadas e mensagens foi alterado.

O motivo pelo qual muitos usuários estão recebendo esta mensagem com mais frequência nos últimos dias, é a nova atualização do mensageiro com o recurso de múltiplos aparelhos, que permite acessar a mesma conta do WhatsApp em vários dispositivos mesmo quando o smartphone estiver sem conexão, tendo em vista que cada aparelho possui uma chave de identidade própria.

Como evitar o envio desta mensagem no futuro

O WhatsApp atualiza de forma regular os números de segurança de sua criptografia mas normalmente você não percebe. De acordo com a página de informações do WhatsApp, quando um de seus contatos reinstala o mensageiro ou muda o número de telefone o código é transferido de forma automática, mas você pode ser notificado se desejar. Isto pode ser feito através de um ajuste que fica dentro do próprio aplicativo.

  1. Acesse as Configurações do WhatsApp;
  2. Em seguida, toque em Conta > Segurança;
  3. Aqui, você pode ativar e desativar as notificações de segurança.

Se essa opção estiver ajustada para “Ativo”, eis o motivo pelo qual você recebeu a mensagem. Mas fique tranquilo, o fato do número de segurança do seu celular ter mudado não é motivo para alarme.




Voltar ao topo

Deixe um comentário