scorecardresearch ghost pixel



5 Táticas para diminuir o calor sem precisar de ar-condicionado

Existem maneiras de amenizar os dias quentes em casa sem precisar comprar um ar-condicionado. Algumas dicas simples podem resolver o problema.



O verão se aproxima, mas as temperaturas já começaram a aumentar. Com isso, também cresce o número de consumidores interessado em comprar um ar-condicionado. É natural que o valor desses equipamentos suba diante da alta demanda.

Veja também: WhatsApp lança atualização de segurança para impedir que mensagens sejam lidas por terceiros

Porém, o que poucas pessoas sabem é que existem maneiras simples de amenizar o calor em casa. Confira algumas dicas para se refrescar em dias quentes sempre precisar de ar-condicionado.

Como aliviar o calor dentro de casa?

As dicas abaixo exigem pouco ou nenhum gasto financeiro para serem aplicadas. Ainda assim, quando for necessário algum investimento, será bem menor do que o valor de uma ar-condicionado. Também vale destacar que todas as sugestões melhoram de modo geral o ambiente da casa. Então, sem mais delongas, confira dicas para se refrescar no calor:

1 – Presença de plantas

As plantas dentro de casa são mais do que peças decorativas, afinal são organismos vivos. Elas são capazes de ajudar a amenizar o calor em dias quentes. A presença de plantas na casa aumenta a umidade e melhora a circulação do ar. É preciso, no entanto, se atentar para adquirir plantas que se dão bem com ambientes pouco luminosos.

2 – Cortinas ajudam

As cortinas e persianas também são capazes de ajudar bastante a reduzir o calor. Cortinas de rolo, por exemplo, reduzem quase 95% da entrada de raios solares nos ambientes. A dica, neste caso, é comprar cortinas e persianas de cores claras.

3 – Ambientes claros

Embora exista quem desconfia, a verdade é que cores claras são mais refrescantes. Paredes, teto e chão claros refletem com mais facilidade as ondas solares. Enquanto isso, as cores escuras têm maior poder de retenção e, por isso, esquentam os ambientes.

4 – Leveza

Quanto mais leves forem os tecidos dos móveis e das cortinas, melhor. Assim, o ar consegue fluir com amis facilidade pelo interior. Aliás, mude a posição dos móveis, se for necessário. Se um sofá estiver tampando uma corrente de ar, mude-o de lugar. Deixe que o ar circule na casa.

5 – Horário

Geralmente, o horário de maior frescor está no início das manhãs, por volta das 6h. Enquanto o período mais quente se concentra à tarde, entre 17h e 16h. Por isso, abra janelas e portas pela manhã e deixe as correntes de ar entrar. Mantenha a casa arejada à tarde, para não reter muito do calor do dia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário