Atendo todas as exigências do Auxílio Brasil, então por que não estou recebendo?

Brasileiros que se enquadram nas regras para receber o benefício buscam por explicações sobre sua não inclusão nos pagamentos.



Milhões de brasileiros que estão inscritos no CadÚnico e se enquadram nas regras de renda para receber o Auxílio Brasil ainda não entraram na folha de pagamento do programa. Nas redes sociais, mais publicações de pessoas que não conseguiram receber o benefício surgem todos os dias.

Leia mais: Veja se você tem direito e como solicitar o vale-gás nacional

O que o grupo quer saber é o motivo de ainda não receberem o benefício mesmo satisfazendo todos os critérios de seleção. O que ainda falta para a inclusão de novos beneficiários do programa?

O Ministério da Cidadania, pasta responsável pela iniciativa, afirma que a demora entrada de mais pessoas é resultado do atraso na aprovação da PEC dos Precatórios. O texto até foi promulgado pelo Congresso Nacional, mas levou muito mais tempo que o esperado.

Por conta do atraso, o governo federal decidiu realizar os pagamentos do Auxílio Brasil em dezembro sem contar com as verbas da PEC. A decisão foi de depositar o dinheiro apenas as famílias que já haviam recebido o benefício em novembro.

Isso significa que, pelo menos em dezembro, milhões de brasileiros que têm direito ao benefício ficarão de fora dos pagamentos.

Ampliação do Auxílio Brasil

Quando anunciou a substituição do Bolsa Família pelo Auxílio Brasil, o governo se comprometeu a inserir mais de 2,4 milhões de famílias no programa. Outra promessa foi elevar o valor dos repasses para, no mínimo, R$ 400.

Para dezembro, o Palácio do Planalto confirmou que o valor será reajustado conforme prometido. No entanto, sobre a ampliação para novos beneficiários, ainda não há data para que isso ocorra.




Voltar ao topo

Deixe um comentário