scorecardresearch ghost pixel



Chocolate faz mal para cachorro: O que fazer quando seu pet ingere o alimento

Confira o que acontece com seu pet quando ele consome o alimento, que pode ser tóxico para ele.



A maior parte dos tutores de peludos sabe que o chocolate é um alimento proibido para os cachorros. O doce é rico em uma substância chamada teobromina, que apesar de ser metabolizada pelos humanos, pode causar problemas de saúde nos pets.

Leia mais: O perigo de alimentar cães com restos de alimento da sua mesa

Se você suspeita que seu cachorro comeu um pedaço de chocolate nas últimas horas, existem certas maneiras de verificar. Confira alguns sintomas:

  • Hiperatividade: como o alimento é rico em cafeína, um dos seus primeiros sintomas é a inquietação. Até quatro horas após a ingestão, também é comum o aumento da frequência cardíaca.
  • Vômitos e aumento do consumo de água: esses dois sintomas estão ligados à necessidade do pet de se livrar dos efeitos negativos em seu corpo. Ele também pode apresentar distensão abdominal e contração muscular.
  • Convulsão: em casos mais graves, a ingestão de chocolate leva o cão a ter ataques convulsivos. Em situações realmente preocupantes, o alimento pode ser fatal.

Como proceder?

Quando perceber que o seu melhor amigo consumiu chocolate, mantenha a calma. Tente descobrir qual foi a quantidade consumida verificando embalagens que ele possa ter encontrado pela casa ou perguntando a quem vive com você se algum desavisado ofereceu a ele.

Embora seja prejudicial, quantidades pequenas podem não gerar sintomas no animal. Contudo, se o cachorro apresenta os sintomas de intoxicação ou se você quer ter certeza de que ele está bem, o indicado é levá-lo a um veterinário o mais rápido possível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário