scorecardresearch ghost pixel



Como prevenir tártaro em cachorros? Conheça uma receita caseira para resolver o problema

Tártaro pode causar uma série de problemas na vida do animal, como dificuldade para mastigar, mal hálito e até perda de dentes.



O tártaro é uma placa bacteriana que se forma sobre a gengiva ou superfície dos dentes e desencadeia uma série de problemas e outras doenças. Nos cães, o tártaro pode prejudicar a saúde e causar dor no animal. Por isso, é importante saber como se livrar dele.

Leia mais: Tapete com mau cheiro? Principais causas e como eliminar o problema

Algumas consequências dessa placa dura e amarelada nos pets são as dificuldades na mastigação, a gengivite, o mau hálito e a perda de dentes. Veja algumas dicas para lidar com o problema.

Como identificar o tártaro em cães

O tutor pode identificar que seu bichinho tem esse problema de forma bem simples. Uma das maneiras mais fáceis é observar se ele está com mau hálito, ou seja, se o cheiro que sai de sua boca é ruim.

Outra dica é verificar a existência de manchas amareladas nos dentes e avermelhadas na gengiva. É só ficar de olho quando o cachorro latir ou estiver perto de você. Por fim, acompanhe sua alimentação para descobrir se ele está com dificuldade em mastigar.

Dicas para prevenir o tártaro

O aparecimento dessas placas é praticamente inevitável, mas algumas atitudes fazem com que isso leve mais tempo. As dicas abaixo servem tanto para cães como para gatos:

  • Ofereça alimentos que não sujam os dentes, como rações;
  • Se optar por comidas naturais, escove os dentes do animal diariamente;
  • Ofereça todos os dias biscoitos e snacks que limpam os dentes e previnem a formação de tártaro;
  • Acostume o pet desde filhote com a escovação, que é indicada ao menos 3 vezes por semana.

Se você perceber que mesmo seguindo todas as dicas o tártaro está começando a acumular, o jeito é procurar a ajuda de um veterinário. O procedimento de retirada é bem rápido e o cachorro fica sedado para evitar o incômodo.

Receita caseira contra o tártaro

Algumas receitas caseiras podem ajudar a remover o tártaro do seu pet e evitar dores. Uma bem simples usa óleo de coco: basta esfregar duas colheres de café do produto nos dentes do animal com um algodão ou gaze, todos os dias.

O resultado leva algum tempo para ser observado, mas a dica é excelente para higienizar a boca do cachorro gastando pouco. O óleo de coco ajuda a evitar as inflamações na gengiva e ainda tem um gostinho delicioso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário