scorecardresearch ghost pixel



Vai fazer o CadÚnico? Confira os documentos necessários

Confira a lista dos documentos necessários para fazer seu CadÚnico, cadastro essencial para quem solicitar o Auxílio Brasil.



A corrida para fazer o Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, está maior com a mudança do Bolsa Família para o novo programa social, o Auxílio Brasil. A atualização do cadastro é o primeiro passo para garantir o acesso ao benefício.

Leia mais: Salário mínimo de 2022 vai ser o maior dos últimos seis anos 

O CadÚnico é o banco de dados do governo federal que mostra a situação das famílias brasileiras. Por exemplo, ajuda o governo a saber quem são aqueles que vivem em situação de extrema pobreza e onde vivem.

Documentos para o CadÚnico

Para fazer o cadastro no CadÚnico as famílias precisam atender aos requisitos básicos. Além disso é necessário apresentar os documentos pessoais e outros que ajudem na comprovação da renda.

O cadastro é feito nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). A demora em fazer o cadastro pode deixar as famílias sem receber os benefícios, como o Auxílio Brasil.

Isso porque a fila para os que esperam a análise do cadastro também é grande. Ou seja, além de se cadastrar no CadÚnico é necessário atender a outros critérios para receber o dinheiro do programa.

Para fazer o cadastro é preciso apresentar Carteira de trabalho, RG, CPF, Certidão de nascimento, Certidão de casamento, além de um comprovante de endereço recente. Pode ser a conta de luz ou de água, de no máximo três meses atrás. Além de informar o número do Número de Identificação Social (NIS).

Outro documento importante para o CadÚnico é o título de eleitor. Já durante o atendimento no CRAS é o momento de passar mais informações sobre a estrutura familiar, renda e despesas e outros questionamentos das equipes de cadastro.

Agora se o que você precisa é atualizar o CadÚnico, o que deve ser feito a cada dois anos, tem que informar qualquer mudança na estrutura familiar, como nascimentos e mortes, mudança de endereço, aumento ou redução da renda.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário