scorecardresearch ghost pixel



Férias de verão: confira os cuidados com o carro antes de cair na estrada

Veja alguns dos principais itens que devem ser revistos antes de sair de férias e pegar a estrada com o automóvel. Dirija sempre com segurança.



O começo do ano já está aí e é hora de programar aquela aventura em família. Muitos brasileiros costumam tirar férias neste período para aproveitar o Verão ao máximo. Viajar de carro ao lado de quem a gente ama é uma das melhores sensações do mundo. Por isso, tome certos cuidados para que a viagem não vire um pesadelo.

Veja também: As 10 melhores praias para conhecer o ‘Caribe do Brasil’

É preciso ter cuidado com o carro na hora de cair na estrada e garantir um passeio seguro para todos. Pensando nisso, separamos algumas dicas para reforçar a segurança nesta época. Na verdade, as dicas devem ser tomadas em qualquer época do ano.

Verão é época de viajar e de cuidar bem do automóvel

Os motoristas devem ficar atentos aos cuidados preventivos. Além disso, existem muitos que pecam pelo excesso de cuidados. Pois é, alguns hábitos que deveriam beneficiar, podem acabar prejudicando o veículo. Portanto, é necessário estar atento a todos os detalhes.

Claro que é recomendado seguir o manual de orientação e de manutenções básicas. O carro precisa estar com óleo trocado, freios e pneus revisados, ser abastecido em locais confiáveis etc.

Confira dicas para pegar estrada com segurança no Verão

1 – Filtro de ar

No calor, o ar-condicionado será utilizado mais vezes. Por isso, mantenha os cuidados com ele em dia. Além da sujeira que pode gerar alergias, existe o risco de adoecer por conta do filtro de ar inadequado.

2 – Aditivo adicional em combustíveis

É comum o frentista do posto de combustível oferecer para adicionar um aditivo à gasolina ou etanol. A promessa do vendedor é a de que o produto ajuda a limpar o motor e aumentar o desempenho.

Porém, além de totalmente desnecessária, a presença do produto pode causar prejuízos. Os combustíveis e óleos lubrificantes já são certificados e têm o que é necessário para o veículo.

Se ainda assim, o motorista desejar, pode abastecer com combustível aditivado direto da bomba.

3 – Limpeza de bicos injetores

Talvez este item seja o campeão das “enganações”. Na hora de realizar a manutenção preventiva do auto, o mecânico pode “receitar” a limpeza dos bicos.

Diversos especialistas afirmam que não existe qualquer recomendação e, muito menos, indicação para isso. Os bicos injetores só precisam ser limpos caso o motor apresente falhas, dependendo da situação. Do contrário, é apenas jogar dinheiro no lixo.

4 – De olho nos pneus

Pneu é coisa séria e não se deve brincar com isso. Se o limite dos seus foi atingido é hora de trocar.

5 – Limpadores

Os limpadores do carro devem ser trocados, afinal a gente só se lembra deles quando é tarde demais. Na hora de pegar uma chuva é importante estar com eles em dia.

6 – Limpeza adequada

O carro limpo, principalmente os vidros, facilitam a visão do motorista e dos passageiros. Invista nisso para mais segurança.

7 – Check Up

Leve o carro em um mecânico confiável e faça um check up geral. Alguns problemas podem ser facilmente diagnosticados. Olhe os freios, a correia dentada, óleo e tudo mais.

Boa viagem!




Voltar ao topo

Deixe um comentário