scorecardresearch ghost pixel



Gripe canina: como saber e o que fazer se meu cão estiver gripado

Veja como funciona a gripe em cachorros e se de fato esses animais podem ou não ficar gripados. Confira dicas valiosas para cuidar de seu pet.



Épocas de mudança de temperatura são sempre propícias para disseminação de gripes e resfriados. Uma pergunta que atinge muitos tutores de pets é: será que meu animal pode ficar gripado? A resposta para esta pergunta você confere aqui. Entenda se os cães e outros animais de estimação podem pegar gripe.

Veja também: Acabe de vez com os cupins utilizando apenas um produto natural

Afinal, meu pet pode ou não ficar gripado ou resfriado?

Sim. Seu animal de estimação, seja um cão ou gato, pode sim pegar gripes e resfriados. Aliás, existem vacinas específicas para prevenir gripes em pets. Assim como nos humanos, também existe um vírus Influenza específico que afeta os cães. Ele ataca o sistema respiratório e é altamente contagioso, inclusive.

O prognóstico da doença é bastante semelhante ao do ser humano. A transmissão e os sintomas da gripe canina são praticamente os mesmos que os da gripe humana.

Sintomas de gripe em cães:

Como explicado, os sintomas se parecem muito com os da gripe sem seres humanos, incluindo:

  • Febre ou estado febril;
  • Ausência ou diminuição do apetite;
  • Coriza;
  • Secreções em mucosas;
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Apatia;
  • Irritações nas mucosas;
  • Fadiga.

Como prevenir a gripe em cachorros

A melhor forma de prevenção da gripe e de outras enfermidades nos cães está na vacinação. Mantenha as vacinas de seu pet sempre em dia e leve-o ao veterinário corretamente, no tempo determinado. Além disso, uma dieta balanceada e saudável é uma ótima maneira de prevenir quadros graves de qualquer doença.

Seu cão precisa se manter hidratado de modo satisfatório para deixar o sistema imunológico fortalecido. Sempre que houver um cão doente próximo, mantenha o seu animal distante. A transmissão da gripe também se dá como qualquer outra gripe humana.

Tratamento da gripe em cães

O mais adequado a se fazer caso seu cachorro esteja gripado, é levá-lo a um médico veterinário. Além disso, os cães não costumam apresentar complicações em gripes. Basta manter uma alimentação de qualidade e a hidratação em dia. Em breve seu cãozinho estará ativo e disposto novamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário