scorecardresearch ghost pixel



INSS: será que os aposentados ainda receberão o 14° salário?

O projeto de lei que cria o 14º salário foi aprovado em agosto de 2020.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desconfiam que não receberão o 14º salário. A esperança surgiu após ter sido proposto pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), no dia 26 de agosto do ano passado, o Projeto de Lei 4367/2020, que criou o 14° salário para aposentados, pensionistas e demais segurados.

Leia também: INSS pode suspender benefício de mais de 85 mil segurados

Em função da pandemia da Covid-19, assim como em 2020, esse ano também ocorreu a antecipação do 13º salário no primeiro semestre. Dessa forma, esse público ficará sem o dinheiro extra de dezembro.

O texto do projeto de lei foi alterado pela comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e foi aprovado recebendo um substitutivo pela relatora, a deputada Flávia Monteiro (PDT-GO).

Foram acrescentados na base de beneficiários as pessoas que recebem auxílio-doença, ou auxílio-acidente, estendendo o pagamento do “13° salário em dobro” para os anos de 2021 (que poderá não acontecer), 2022 e 2023. Caso a aprovação seja definitiva, os valores serão corrigidos de acordo com a inflação de cada ano.

14° salário foi aprovado?

O benefício passou apenas pela aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família da Casa, depois seguiu para a Comissão de Finanças e Tributação, sendo assim não é possível que o dinheiro seja liberado ainda pois, ele precisa ser avaliado e aprovado pelo Senado Federal e depois seguir para a sanção presidencial.

Por isso, é preciso que o aposentado fique atento e acompanhe a movimentação pelo site da Câmara dos Deputados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário