scorecardresearch ghost pixel



Já é possível receber Pix do exterior para o Brasil?

Diretor do Pix no Banco Central falou sobre o processo de internacionalização do novo sistema de pagamentos.



Desde o lançamento do novo sistema de pagamentos do Banco Central (BC), o Pix, muitos brasileiros levantam constantemente dúvidas a respeito da ferramenta. Uma delas é se é possível receber quantias em dinheiro de pessoas do exterior.

Leia mais: Agora é possível fazer parcelamentos sem juros no PIX; aprenda como

A resposta para essa pergunta é não! Hoje em dia não existe a possibilidade de realizar transferências internacionais via Pix.

Entretanto, como anunciou João Manoel Pinho de Mello, diretor da ferramenta no BC, a opção de transações do exterior para o Brasil (e vice-versa) já está prevista na agenda do órgão, podendo ser lançada em 2022 ou 2023.

De acordo com o executivo, ainda é preciso focar no desenvolvimento de serviço internos, de caráter mais abrangente, antes de começar o processo de internacionalização do Pix. Como por exemplo, a possibilidade de retiradas no comércio varejista.

Para completar, Pinho Mello também citou que a liberação de transações do exterior para o Brasil via Pix deve acontecer assim que for votada a lei cambial. A legislação, que está em tramitação no Congresso, recebeu parecer favorável do Senado nesta semana, seguindo agora para a sanção presidencial.




Voltar ao topo

Deixe um comentário