scorecardresearch ghost pixel



Melhor Adubo Caseiro: aprenda a fazer fertilizante com ovos

Siga o passo a passo da receita para cuidar das plantas que cultiva em casa. Processo não tem custo e ainda pode gerar economia.



A pandemia colocou as pessoas em maior contato com suas próprias casas, com isso, novos hábitos foram criados. Muitas pessoas decidiram começar uma horta caseira ou cultivar plantas em domicílio. Porém, alguns cuidados são necessários para garantir um vegetal forte e saudável. Dentre eles, talvez o principal esteja no adubo para a terra.

Veja também: Aprenda a cultivar salsinha em vasos e dentro de casa sem segredo

Um dos pontos mais importantes para cultivar bem as plantinhas está em usar bons fertilizantes. De vez em quando, é importante revigorar os nutrientes da terra onde está a plantação caseira. O melhor de tudo é que nem é preciso investir muito em adubo. Na verdade, é possível fazer o próprio adubo sem gastar nada e ainda economizar.

Adubo caseiro para cultivo de plantas ornamentais e hortaliças

Todo mundo pode fazer um bom fertilizante com itens que tem dentro de casa e iria jogar fora. Diversos resíduos de alimentos podem ser reaproveitados na hora do descarte. Por isso, pense duas vezes antes de jogar cascas de ovos, restos de frutas, borra de café e folhas.

Tudo isso pode resultar em um poderoso adubo para garantir plantinhas mais saudáveis e produtivas. O grande segredo está em saber utilizar adequadamente cada elemento.

Como fazer adubo caseira utilizando apenas cascas de ovos

Para ajudar você nessa empreitada, aqui está a receita do melhor adubo caseiro. Além disso, esta é a opção mais simples e mais fácil de fazer entre todas, afinal você só precisa de casca de ovo.

Os benefícios do próprio adubo são muitos e ajudam, inclusive, a diminuir a poluição do meio ambiente. Fora isso, os nutrientes são ótimos para as plantas. As cascas de ovos possuem potássio, magnésio e cálcio, além de diminuir a acidez da terra. As cascas também são ótimas para combater pragas, lesmas e caracóis. Basta lavar e secar bem as cascas quebradas e depois triturá-las no liquidificador.

Também é possível processar as cascas em um processador ou mixer. Garanta que os pedaços fiquem bem fininhos e pequenos, como se fosse uma farinha. Modo de preparar:

  • Separe as cascas e lave-as bem;
  • Deixe secar completamente;
  • Bata no liquidificador ou processe elas;
  • Armazene em um pote limpo, com tampa.

Você pode jogar o pó diretamente na terra e misturar bem para que os nutrientes sejam absorvidos.

Adubo líquido com a casca do ovo:

  • 2 litros de água;
  • 50 gramas de farinha da casca do ovo.

Misture tudo muito bem e use depois de 24 horas. Borrife nas plantas e jogue um pouco na terra também.

Solução de cálcio:

Leve as cascas ao fogo baixo em uma panela com água. Acrescente 1/3 de vinagre em relação à quantidade de cascas. Deixe o líquido descansar por 15 dias em um pote entreaberto. Coloque em um borrifador e jogue nas plantas e no solo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário