scorecardresearch ghost pixel



Não fique sem estes alimentos se quer melhorar seu humor; veja quais

O simples ato de ingerir determinados tipos de alimentos pode contribuir para uma melhora na disposição, sono e diminuir a irritabilidade.



As causas do mau humor podem ser inúmeras, como restrição de sono, descontentamento em relações afetivas, doenças crônicas que causam dor, quando há o abuso de bebidas alcoólicas, tensão pré-menstrual (TPM), dentre outras.

Leia mais: Descubra como escolher melancia para comer ou fazer suco 

Além de medicamentos que podem ajudar a diminuir o sentimento de irritabilidade, também existem alimentos capazes de ajudar o corpo a se manter positivo e disposto para enfrentar os problemas do dia a dia.

Na prática, eles conseguem contribuir de forma nutricional, de modo a fornecer os nutrientes necessários para garantir a disposição e evitar o cansaço. Em alguns caso, o simples prazer de comer já libera endorfinas que fazem com que nos sintamos mais alegres.

Alimentos que ajudam a melhorar o humor

Veja a seguir uma lista com alguns alimentos que trazem sensação de bem estar ao nosso corpo. Lembrando que as dicas não substituem tratamentos em casos de problemas médicos ou psicológicos. Confira:

Lentilha

Este alimento consumido principalmente durante as comemorações de final de ano deveria se incluído com mais frequência no cardápio dos brasileiros. Isso porque a lentilha conta com carboidrato de absorção lenta, que dá energia, além de proteína e ferro.

Cacau

Além de liberar gerar endorfinas, o cacau também faz bem para o coração. O alimento, segundo especialistas, não deve ser consumido em exagero, não devendo ultrapassar 20 gramas por dia. Seu consumo deve sempre ser acompanhado de uma alimentação equilibrada e com um estilo de vida saudável.

Ômega 3

Considerado um dos nutrientes mais importantes para quem busca uma boa saúde, a gordura pode ser encontrada em diversos alimentos, como nozes, salmão, aveia, folhas verdes, abacate e vegetais. Além de ser benéfico para o coração, e evitar o envelhecimento cognitivo, o ômega 3 também ajuda a melhorar o humor.

Abacaxi

O fruto é ideal para consumo diário, com a capacidade de reduzir a irritabilidade e consequentemente o mau humor. Além disso, ele atua como excelente anti-inflamatório e facilitador da digestão de proteínas animais.

Ovos

Por último, temos o ovo que, sem dúvida, é um dos alimentos mais recomendados pelos nutricionistas. Isso porque o alimento é rico em triptofano (sobretudo a gema), com propriedades que contribuem para a produção de melatonina, substância que ajuda a regular o sono, além serotonina, capaz de ajudar na melhora do apetite e humor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário