scorecardresearch ghost pixel



Novo golpe no WhatsApp se aproveita de famílias e amigos da vítima

Golpistas conseguem acessar lista de contatos, dados pessoais e outras informações. Alvos preferidos são os contatos próximos da vítima.



Regularmente, o WhatsApp tem anunciado novidades a fim de enfatizar e oferecer segurança aos seus usuários. Contudo, os criminosos também não descansam e buscam saídas inéditas para cometer golpes digitais.

Veja também: Nova função do WhatsApp permite que só contatos saibam quem está online

Agora com o fim do ano chegando, esse tipo de truque malicioso tende a aumentar. Um novo golpe pelo mensageiro pode afetar amigos e familiares da vítima. Entenda como funciona o novo golpe praticado no WhatsApp.

Golpistas podem afetar parentes da vítima pelo WhatsApp

Um golpe comum pode ser aplicado através de conversas pelo aplicativo, por meio de links. O estelionatário se passa por alguma empresa e encaminha um link de acesso à vítima. Ao clicar e preencher os termos necessários, dados do usuário são roubados. Contudo, nem sempre é preciso roubar os dados desta forma.

Diversas informações dos cidadãos estão disponíveis na internet e podem ser acessadas por qualquer pessoa. Assim, um golpista pode copiar seus dados e criar um perfil clonado. Ele pode entrar em contato com você no WhatsApp e usar sua foto e informações. A única diferença estará no nome da pessoa.

Depois de se apoderar de seus dados, o golpista consegue encontrar mais informações sobre você. Através de redes sociais, por exemplo, é possível descobrir alguns parentes e os dados deles também. Com essas informações em mãos, o criminoso começa a agir.

Como funciona o golpe

O estelionatário se passa pela vítima, criando um perfil falso. Ele entra em contato com diversas pessoas que são ligadas ao perfil clonado. Então, começa a pedir dinheiro por algum motivo mirabolante, mas que soe real. Por mais que vários sejam ignorados e bloqueados, algumas pessoas caem na lábia do criminoso.

Assim, o dinheiro é passado para a conta da pessoa e, dificilmente, será recuperado. Este é um problema que afeta diretamente as pessoas mais próximas da vítima. Por ter apelo sentimental, muitos golpistas se aproveitam da situação.

Atenção

Sempre que receber uma mensagem suspeita, verifique o número antes. Veja se o contato coincide com o da pessoa que está conversando com vocês.

Na dúvida telefone e faça perguntas que apenas o contato real saberia responder. Tire todas as conclusões necessárias antes de transferir qualquer quantia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário