scorecardresearch ghost pixel



Salário mínimo 2022: Qual será o valor a partir de janeiro?

Cálculo para a correção do piso salarial é feito com base na inflação, que pode fechar o ano na casa dos dois dígitos.



O cenário econômico instável é uma das principais causas da inflação desenfreada. Em suas primeiras projeções, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mostrava uma taxa inflacionária de 6,9% até o final deste ano. Contudo, logo em seguida, a projeção mudou e passou a ser de 8,4%.

Leia mais: Atrasados do INSS vão ter correção pela Selic; como fica para os segurados?

Mas a verdade é que os índices da inflação não pararam de subir durante os meses deste ano, atingindo o patamar de 10,04% no acumulado de 12 meses. Com essa atualização, foi estabelecido um novo patamar para o valor do salário mínimo 2022.

Qual será o valor do salário mínimo 2022?

Por ser corrigido anualmente, o piso nacional pode ficar a R$ 1.210,44 a partir de janeiro de 2022. Atualmente, o valor é de R$ 1.100. A regra de correção do salário mínimo, que deve ao menos acompanhar a inflação, está prevista na Constituição.

O intuito é evitar que o poder de compra do trabalhador brasileiro fique desvalorizado diante das constantes altas nos preços de alimentos e serviços. Ou seja, a medida que os produtos do mercado vão subindo, o valor do salário mínimo também deve aumentar.

Desde 2020, o governo federal não inclui mais na conta da correção do piso o Produto Interno Bruto (PIB) – o indicador equivale à soma das riquezas em produção do país referente a dois anos antes.

Dessa forma, o INPC se tornou o único referencial para a correção do salário mínimo. Agora, são feitas apenas reposições para suprir as perdas que, na prática, não garantem aumento real ao cidadão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário