scorecardresearch ghost pixel



Trava zap: Cuidado! Prática pode ser considerada crime

Textos com caracteres estranhos são criados para impedir o processamento da mensagem recebida, atrapalhando o acesso do mensageiro pela vítima.



Mensagens com códigos enviadas pelo WhatsApp podem travar e bloquear o aplicativo de quem as recebe. A prática, conhecida como “trava zap“, promove uma pane generalizada no mensageiro da vítima, fazendo com que ele apresente falhas repetidamente.

Leia mais: Novo recuso do WhatsApp ajuda quem recebe muitas mensagens

Os textos com caracteres estranhos são criados para impedir que o WhatsApp processe a mensagem recebida, impedindo que uma pessoa utilize o mensageiro corretamente. Muitos usuários enviam as combinações para amigos e familiares em tom de brincadeira, no entanto, isso pode gerar consequências sérias, incluindo problemas na Justiça.

Confira alguns exemplos de mensagens a seguir:

Mensagem enviadas durante a prática do “trava zap”. (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Para que a vítima da “pegadinha” não perceba a sequência de códigos estranha, algumas pessoas enviam essas mensagens no formato de cartões de contato. Porém, o resultado final será o mesmo, com o aplicativo travando ou funcionado com erros.

A falha nas atividades do aplicativo afetam tanto usuários iPhone como iOS. Em muitos casos, o usuário precisa fazer uma restauração manual do aparelho.

Trava zap é crime?

Mesmo parecendo apenas uma pegadinha, muita gente acredita que o envio de combinações de códigos maliciosos pode ser enquadrado como crime e gerar uma punição de até oito anos de prisão, conforme estabelecido pela Lei nº 14.155/2021, voltada para crimes de violação de dispositivos informáticos.

Porém, advogados da área explicam que a legislação mencionada não se aplica aos casos de trava zap, pois não há a invasão do dispositivo ou instalação de vulnerabilidade.

“De todo modo, é uma conduta ilícita. Isso significa que a pessoa responsável pelo envio da mensagem poderá responder civilmente pelos danos causados ao receptor”, declarou Alex Santos, advogado gestor da área de contencioso digital e proteção de dados do escritório Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados.

Além disso, o advogado explica que as pessoas que recebem esse tipo de material podem acionar o Poder Judiciário para solicitar uma indenização em caso de dano no aparelho, além do ressarcimento por valores gastos no conserto do celular ou na compra de um novo, no caso de danos irreversíveis.

Também é possível solicitar até mesmo a reparação em caso de abalos e transtornos psicológicos. Para evitar o recebimento de mensagens maliciosa, basta ir na seção de privacidade do WhatsApp e marcar a opção que restringe a inclusão em grupos de conversa por contatos desconhecidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário