scorecardresearch ghost pixel



Você pode ficar mais forte apenas com o poder da mente, sem mexer um único músculo; entenda como

Descubra o que é a imagética motora e como pessoas conseguem aumentar a força através do pensamento. Pesquisadores estudam o processo desde 1990.



Você já ouviu relatos de pessoas que realizam verdadeiras façanhas em momentos específicos. Geralmente isso acontece quando o corpo libera uma grande descarga de adrenalina. O que acontece é que chegamos ao limite do organismo e isso soa como algo quase irreal. Porém, o pensamento e as emoções são capazes de nos deixar mais fortes do que imaginamos. Essa técnica recebe o nome de imagética motora e é utilizada por atletas de alto rendimento.

Veja também: Como conservar morangos fresquinhos por mais tempo na geladeira

Seu pensamento influencia sua motivação

“Sabemos que a imagética motora tem vários efeitos. É capaz de melhorar nossa precisão, nossa velocidade, nossa força. Pode realmente melhorar todos esses aspectos dos nossos movimentos”. Isso foi o que disse à BBC News a neurocientista irlandesa Helen O’Shea, da Universidade de Dublin.

De uma foram bem resumida e simplista, seria algo semelhante a criar uma autoimagem mais poderosa. A partir disso, o corpo seria capaz de começar a se moldar conforme a imagem criada. Obviamente, não possível emagrecer ou criar músculos só pela força do pensamento. Mas isso pode ajudar imensamente a otimizar o processo.

Como fortalecer a mente

Uma técnica para praticar a imagética motora consiste em visualizar o fluxo e o ritmo dos movimentos. Faça isso direcionado ao esporte ou atividade específica, tendo como foco o resultado almejado. Jogadores de tênis, lutadores, atletas de rúgbi e outros esportes têm usado a técnica. Porém, ela pode ser praticada por qualquer um, como alguém que queira ficar mais forte.

Pesquisadores da Universidade do Estado da Louisiana, nos EUA, testaram os efeitos da imaginação. Eles pediram para algumas mulheres imaginar que estendiam os joelhos e contraíam os quadríceps por cinco segundos. A pesquisa garantiu que nenhuma contração real física fosse feita pelas participantes. Os resultados impressionaram ao mostrarem que a força do quadríceps tinha aumentado 12,6%.

Um outro experimento análogo feito pela BBC, nos EUA, também observou aumento da força. Neste caso, os participantes conseguiram um ganho de 8% na força da musculatura. O que ocorreu não foi um aumento do tônus muscular. Na verdade, os participantes passaram a utilizar mais fibras musculares nos exercícios.

Dica

A dica, de acordo com O’Shea é somar a atividade física à prática da imagética motora. “Precisamos de movimento físico para nos dar aquele conhecimento sensorial dos efeitos dos nossos movimentos —não sabemos como vamos sentir o movimento”, explicou.

Ela aconselha fazer quatro mentalizações para cada sessão de exercício específico. “Certifique-se de manter o mesmo fluxo e ritmo de quando executa fisicamente essa ação”. Por fim, não devem ser feitas sessões de mentalizações maiores do que 20 minutos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário