6 dicas para reduzir sua ‘pegada’ digital na internet

Configurações simples podem ajudar o usuário a reduzir as informações sobre si mesmo disponíveis na internet.



Em meados dos anos 90, a imprensa brasileira falava sobre uma nova tecnologia que em breve faria parte da nossa rotina. Hoje, cerca de 4,66 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo, ou 59,5% da população global. Os números são de um levantamento recente da We Are Social e Hootsuite.

Leia mais: Você demora a responder no WhatsApp? Nova função pode te prejudicar

Enquanto o usuário navega online, vai deixando rastros que revelam muitas informações sobre ele. Para quem deseja reduzir sua “pegada” digital, algumas atitudes bem simples podem ajudar.

Isso pode ser feito por meio de configurações – como controlar atividades monitoradas pelo Google –, apagando contas e dados antigos ou excluindo informações pessoais de sites. Se você quer “desaparecer” da web, confira 6 dicas bastante úteis.

1. Permissões de aplicativos

Os aplicativos costumam solicitar uma série de permissões desnecessárias para seu funcionamento. Ao liberar o acesso, o usuário fica vulnerável à coleta de dados sensíveis sobre ele. Sendo assim, não deixe de revisar as permissões dos apps para evitar acessos excessivos, nem de deletar aqueles que não usa mais.

2. Atividades monitoradas pelo Google

O Google monitora suas atividades enquanto você está logado em sua conta, o que produz bastante rastros na internet. Para controlar ou deletar essas informações, acesse a opção “Minha Atividade” e exclua seu histórico. Também é possível desabilitar o salvamento de históricos de localização, atividades em aplicativos e até do YouTube.

3. Resultados de pesquisa do Google

O usuário tem direito de solicitar ao Google a remoção de dados sensíveis que aparecem nos resultados de buscas. Alguns exemplos são: fotos íntimas não consensuais, dados financeiros e imagens de menores de idade. É só clicar aqui e seguir as instruções que vão aparecer.

4. Contas antigas nas redes sociais

É muito comum criar contas em redes sociais e acabar esquecendo de sua existência, seja por falta de interesse ou porque elas cumpriram seu objetivo. Neste caso, procure todas em que possa ter se cadastrado e delete-as. Se for necessário, solicite a recuperação da senha.

Outra dica importante para evitar stalkers e golpistas é limpar as informações antigas das redes sociais que você ainda usa, como excluir postagens, fotos e dados reveladores.

5. Informações pessoais em sites

Assim como no caso das redes sociais, sites e blogs também podem revelar várias informações a seu respeito. A remoção deve ser solicitada direto à equipe do site por meio dos contatos disponibilizados na seção “Contato” ou “Sobre nós”. Caso isso não seja possível, entre em contato com a empresa hospedeira da página.

6. Dados de navegação

Os dados de navegação são ótimas fontes de informação sobre o usuário. Eles armazenam conteúdos como os cookies, que ajudam as empresas a criar anúncios mais específicos. É importante excluir o histórico de navegação com frequência, além de evitar o salvamento automático de senhas e dados do cartão de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário