scorecardresearch ghost pixel



Afaste lesmas e caracóis sem usar produtos químicos

Aprenda como acabar com esse problema e manter seu jardim e suas plantas a salvo. Todas as dicas estão livres de produtos químicos agressivos para o meio ambiente.



Afastar animais que podem consumir e destruir as plantas do jardim é uma tarefa difícil. Às vezes as infestações ocorrem de maneira sorrateira e alguns insetos ou moluscos podem se proliferar rapidamente. Lesmas e caracóis são capazes de destruir diversos vegetais e causar muitos transtornos.

Veja também: Como usar água oxigenada para deixar seu jardim muito mais bonito

Dessa maneira, é preciso encontrar saídas para se livrar desses animais e afastá-los de suas plantas. Algumas das alternativas existentes envolvem o uso de produtos caseiros e orgânicos. Por isso, se você está sofrendo com a presença de lesmas e caracóis, confira as dicas que separamos.



Como se livrar de lesmas e caracóis

Vale destacar que alguns desses moluscos não apresentam riscos apenas para os vegetais. Muitos acabam se tornando vetores de doenças que atingem os seres humanos. Este é, portanto, outro fator que enfatiza a necessidade de acabar com as pragas em sua casa.

As dicas listadas aqui servem para evitar a utilização de produtos químicos agressivos ao meio ambiente. Ainda assim, todas elas são bastante eficientes no combate de lesmas e caracóis.

Formas naturais de acabar com as lesmas e os caracóis

1 – Coleta

A primeira maneira de eliminar o problema está em coletar estes animais utilizando luvas. Depois basta colocá-los dentro de um saco plástico e buscar a destinação mais adequada. Entre em contato com o setor de zoonoses ou de meio ambiente da sua cidade para receber as orientações.



Esses animais podem ser atraídos por cerveja. Basta embeber um pano com cerveja e colocá-lo próximo das plantas. Depois é só coletar.

2 – Pó de casca de ovo

Se você pegar cascas de ovos limpas e processá-las no liquidificador, elas vão se tornar uma farinha. Espalhe o produto nas suas plantas para afastar as lesmas e os caracóis.

3 – Cinzas

Da mesma forma que a casca de ovo, as cinzas são repelentes naturais de moluscos. Basta espalhar um pouco pelo jardim. Não utilize as cinzas do churrasco, pois contém gordura.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário