scorecardresearch ghost pixel



Ainda vale a pena comprar um imóvel em 2022?

Intenção dos brasileiros de comprar a casa própria nos próximos meses atingiu o menor nível em doze meses.



A confiança dos brasileiros que queriam comprar um imóvel estava em alta no início de 2021, impulsionada pela vontade de ter uma casa própria durante a pandemia e pela redução dos juros do crédito imobiliário. Ao logo do ano, no entanto, a velocidade das aquisições de imóveis diminuiu, especialmente dos voltados para a classe média.

Leia mais: INSS: Valores das contribuições sobem a partir de fevereiro; Confira a tabela

Os principais motivos foram a alta da inflação e dos juros, em meio a um cenário econômico e político bastante incerto. Os preços dos imóveis aumentou, e a tendência deve continuar neste ano.

De acordo com o Índice FipeZap, feito em parceria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com o Grupo Zap, o valor médio dos imóveis residenciais disparou 5,29% em 2021. A alta é a maior desde 2014, mesmo com a queda real de 4,33% quando considerada a inflação acima de 10%.

Os números refletem a redução na intenção de comprar uma casa própria nos próximos meses, que chegou a seu menor patamar em 12 meses. Enquanto 48% dos brasileiros pretendiam comprar um imóvel no segundo trimestre do ano passado, 43% tinham a mesma intenção no terceiro trimestre de 2021. E, pelo que se vê, o percentual deve continuar caindo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário