scorecardresearch ghost pixel



Após nova decisão sobre o ICMS dos combustíveis, preço da gasolina pode cair?

Autoridades dos estados decidem prorrogar congelamento do imposto sobre os combustíveis até o dia 31 de março.



O congelamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) dos combustíveis foi prorrogado por decisão dos governadores. Embora houvessem sinalizado que isso não ocorreria, as autoridades decidam estender a medida por mais 60 dias.

Leia mais: Lançamento de novo Vale Gás pode congelar preço do produto

Pelo menos até 31 de maço, o imposto estadual que incide sobre a gasolina e o diesel não terão efeitos sobre possíveis mudanças nos preços. A expectativa é evitar novos aumentos para os consumidores.

Entretanto, a medida é vista como insuficiente. “Os governadores defendem, porém, que sejam criadas soluções estruturais para a estabilização dos preços dos combustíveis, como um fundo de equalização de preços”, afirmou o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Fundo de equalização

Os estados voltaram a afirmar que apenas o congelamento do ICMS não será suficiente para impedir novos aumentos na gasolina. Segundo eles, o problema está na política de preços adotada pela Petrobras, que atrela os reajustes ao dólar e ao preço do petróleo no mercado internacional.

O Confaz voltou a explicar que o fundo serviria para “evitar que os reajustes do barril de petróleo no mercado internacional sejam repassados para o preço final dos combustíveis, como tem ocorrido, gerando os aumentos frequentes.”

O plano é criar um colchão de recursos para estabilizar os preços quando houver oscilações nas cotações internacionais. O projeto de lei que propõe a mudança já tramita no Congresso Nacional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário