scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a conservar brócolis na geladeira por mais tempo com 6 dicas

Aprenda como armazenar os legumes de forma geral na geladeira de forma que eles não se percam com facilidade.



Você sabe que os vegetais perdem sua cor e vida útil muito rápido? Para atrasar esse processo, em especial do brócolis, e deixá-lo fresquinho por mais tempo, aprenda a seguir seis dicas simples e fáceis para que você conserve e não perca o brócolis com facilidade.

Leia ainda: Solução caseira para limpar e tirar o mau-cheiro do liquidificador

Lave o brócolis

Remova todas as impurezas antes de guardá-lo na geladeira, nosso conselho é que você lave bem com água corrente, desmembre os galhos observando um por um. Depois deixe secar um pouquinho, mas não totalmente, pois algumas gotículas da água poderão ajudar a manter o vegetal conservado por um tempo a mais.

Faça a higiene completa

Somente lavar com água corrente não é suficiente. A bactéria ou o bichinho que fica pode destruir o seu vegetal em pouco tempo. Sendo assim, encha uma tigela com água e acrescente 1 xícara de chá de vinagre, mais 1 colher de sopa do bicarbonato de sódio. Depois, mergulhe o vegetal na solução por mais ou menos 10 minutos, em seguida lave outra vez em água corrente para remover o excesso de bicarbonato.

Guarde em uma vasilha de vidro

O vidro pode ajudar a manter o vegetal em uma temperatura ideal. A tampa deve ser bem fechada para evitar a entrada do ar frio do refrigerador. É interessante forrar o fundo da tigela com um papel-toalha, este ajudará na absorção da umidade liberada pelos vegetais durante o armazenamento. É importante trocar o papel a cada dois dias, esse terceiro passo pode manter os vegetais frescos por cerca de 20 dias.

Use o papel alumínio

O papel alumínio ajuda a manter a temperatura dos alimentos desde que fiquem bem refrigerados, nossa sugestão é que você faça a divisão em pequenas porções, feche bem e coloque na parte de cima da geladeira. Armazenando dessa forma, o vegetal será preservado intacto por aproximadamente cinco dias.

Use o plástico-filme

Essa dica não serve apenas para armazenar o brócolis, mas também para armazenar outros tipos de alimentos. Caso não tenha uma vasilha de vidro com tampa, envolva o vegetal com o plástico-filme para protege-lo igualmente. Você pode até mesmo colocá-lo em uma bandeja ou em um prato e fechar. Assim, ele poderá durar fresco por até uma semana.

Congele

Para congelar é preciso primeiro pré-cozinhar o brócolis. Esse processo auxilia que os nutrientes continuem nos alimentos, mantendo a sua tonalidade mais viva. Coloque em uma panela grande uma quantidade de água, bem como uma pitada de sal. Adicione o vegetal e ferva por aproximadamente dois minutos, retire e coloque imediatamente na água com gelo. Escorra e depois é só congelar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário