scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a plantar uva em casa a partir do caroço

Não jogue fora os caroços de suas uvas. Aproveite para começar a cultivar esta deliciosa e versátil fruta em seu jardim hoje mesmo.



A uva é uma das frutas mais versáteis e apreciadas de todo o mundo. Seu cultivo pode ser destinado para a venda do fruto in natura ou para a indústria. As uvas são a matéria prima para fabricação de vinhos, suco, doces e podem ser ótimos ingredientes para pratos variados.

Veja também: Queijo caseiro delicioso com apenas 2 ingredientes; Veja como prepará-lo

Oriundas de videira, conhecida também como parreira, as espécies de uvas são diversas. Por conta desta grande variedade de tipos, sua produção pode ser feita em quase qualquer lugar do mundo. Inclusive, você pode plantar uva no jardim de casa, basta separar o caroço dela.

Descubra como plantar uva a partir do caroço

Como mencionado anteriormente, as variedades de espécies possibilitam diferentes cultivos pelo planeta. Por isso, existem ótimos exemplares que se adaptam bem ao clima brasileiro.

Se você quiser plantar uva em sua casa, basta ter uma área para o cultivo, além de conseguir o caroço (semente). A parreira pode ser plantada por meio da própria semente do fruto. O melhor de tudo é que após se desenvolver, o vegetal consegue produzir durante a maior parte do ano. Claro, é preciso manter os cuidados em dia.

Comece a plantar uvas em casa hoje mesmo

A primeira coisa a se fazer é escolher um tipo comum de uva. Sempre preferia as mais abundantes no Brasil, como a Rubi, Syrah, Tannat e Niágara, por exemplo.

Você pode comprar as sementes já prontas para o plantio, ou retirar a semente da própria fruta. Neste caso, é preciso deixar que a semente, ou caroço, seque bem antes de plantar. Caso a uva de sua escolha se adapte bem a temperaturas frias, deixe as sementes secando na geladeira.

Como plantar

Adquira terra adubada para germinar as sementes. De preferência, faça esse processo em uma sementeira. Uma dica interessante é utilizar substrato com húmus de minhoca. Tente manter a superfície de plantio úmida, porém nunca encharque a terra.

Entre 2 semanas e 2 meses as sementes devem começar a germinar. Quando atingirem 8 cm de altura, mude para um vaso maior. Conforme for crescendo, vá mudando de vaso até chegar na terra. Lembre-se sempre de garantir um solo fértil.

Por fim, quando plantar a parreira no chão, arrume um suporte para que ela cresça. As uvas são cultivadas como espécie de trepadeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário