A terceira rodada de pagamentos do Auxílio Brasil segue a todo vapor nesta semana. Em janeiro, o Ministério da Cidadania confirmou a inclusão de mais de 2,7 milhões de famílias na folha de pagamento do programa, totalizando cerca de 17,5 milhões de beneficiários.
Leia mais: Vale a pena pedir o saque-aniversário do FGTS para pagar o IPTU?
Segundo a pasta, o número foi suficiente para zerar a fila de espera de pessoas que aguardavam para receber os repasses. Contudo, considerando que mais cidadãos fazem sua inscrição todos os meses, sempre haverá gente à espera da aprovação.
Neste sentido, o que muitos brasileiros quem saber é se haverá novas entradas em fevereiro. Segundo declarações do ministro da Cidadania, João Roma, o governo planeja continuar incluindo novas pessoas mensalmente para que não haja formação de grandes filas.
Ainda não é possível saber se a promessa será mantida no próximo mês. O que se sabe são apenas boatos de bastidores, que afirmam que ainda não foi definida uma data para o anúncio de novas entradas.
Mesmo que mais famílias sejam incluídas nos pagamentos Auxílio Brasil, o número não deve chegar nem perto do total adicionado em janeiro. Sendo assim, a expectativa é que o orçamento do programa não passe por grandes mudanças nos próximos meses.
Como saber se fui aprovado?
Para consultar a situação da família e verificar se ela foi aprovada, é necessário verificar os aplicativos Caixa Tem e Auxílio Brasil com frequência. Ao que tudo indica, a comunicação da aprovação será feita por meio dessas ferramentas.
Outra dica importante é manter o Cadastro Único (CadÚnico) sempre atualizado, já que informações desencontradas podem impedir o acesso a benefício.