scorecardresearch ghost pixel



Vale a pena pedir o saque-aniversário do FGTS para pagar o IPTU?

O saque-aniversário pode ser uma fonte de recurso rápido para pagar o IPTU e fugir das parcelas do imposto. Entenda como funciona.



Qualquer fonte extra de dinheiro pode ser a saída para tempos de tantos apertos, não é mesmo? Com o início de mais um ano é a vez de pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Mas, será que vale a pena usar o saque-aniversário para ajudar nessa conta?

Leia mais: Saque do valor total do FGTS é liberado para desempregados

Neste ano o IPTU veio mais caro para a maior parte dos contribuintes. Os reajustes estão com a correção do IPVA, de mais de 10%. E não é difícil encontrar quem levou um baita susto ao receber o IPTU deste ano com o reajuste.

Como pagar o IPTU?

Tem muita gente que se pergunta qual a saída para pagar o IPTU sem começar o ano com o orçamento da casa comprometido. E isso nem sempre é fácil. E muitos trabalhadores acabam recorrendo ao saque-aniversário, que é um direito de quem tem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A primeira dica é ver as formas de desconto do IPTU onde você mora. Se pagar à vista tem desconto? Essa pode ser uma boa opção. Mas, se a melhor saída for parcelado, talvez seja melhor ficar com o dinheiro em mãos e pagar em algumas prestações.

Depois de conseguir analisar essa situação, se você precisar de dinheiro para pagar à vista, o saque-aniversário pode ser uma boa opção. O adiantamento é permitido fora do mês de aniversário se o contribuinte fizer a contratação de crédito.

Assim, essa pode ser uma boa saída para pagar o IPTU se você não tem nenhum outro dinheiro e não quer procurar empréstimos com juros altos.

Apesar disso é importante considerar que essa condição também tem juro de 2% ao mês. E pode chegar a até 25% a depender do empréstimo. Por isso, se o aniversário for logo no começo do ano, o saque-aniversário pode ser uma boa saída para começar o ano mais aliviado e com menos contas parceladas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário