scorecardresearch ghost pixel



Calendário de viagens: Um lugar diferente do Brasil para conhecer em cada mês de 2022

Lista com doze destinos nacionais para viajar em cada mês do ano e aproveitar os melhores eventos e o clima.



Viajar vale a pena em qualquer época do ano, mas planejar bem a visita permite que o viajante aproveite eventos específicos e o melhor clima possível. Se você gosta de conhecer destinos nacionais, precisa saber qual é o mês certo para se aventurar em cada lugar.

Leia mais: Milhas aéreas: veja quais os cartões que acumulam mais pontos

Para facilitar o planejamento, selecionamos 12 lugares do Brasil para cada mês de 2022. O calendário de viagens leva em conta o clima e os eventos agendados em cada local durante aquele período.

Janeiro – Salvador (BA)

Não tem como 2022 ser um ano ruim se você começa ele em Salvador. A capital baiana tem um excelente clima em janeiro, quase sem chuvas. O primeiro mês do ano é marcado pelas festas religiosas do Senhor do Bonfim (14 de janeiro) e de São Lázaro (30 de janeiro), bem como pelos ensaios dos grupos carnavalescos.

Salvador, Bahia
Salvador, Bahia

Fevereiro – Serra Gaúcha (RS)

O sul do Brasil abriga a Serra Gaúcha, onde o viajante pode aproveitar a colheita da uva no Vale dos Vinhedos. Cidades como Bento Gonçalves oferecem experiências exclusivas no período, como colheita da uva direto do pé e degustações, além é claro da chance de tirar o sapato para participar do processo do esmagamento das frutas em tonéis de madeira gigantes.

Março – Região dos Lagos (RJ)

Entre o carnaval e os feriados de abril, uma fugidinha para a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, cai bastante bem. Além de destinos maravilhosos, lugares como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo costumam ter preços um pouco mais acessíveis nessa “temporada intermediária”.

Abril – Chapada dos Guimarães (MT)

A temporada de chuvas chega ao fim junto com uma ida à bela Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. A dica é visitar os rios e cachoeiras, como a Véu da Noiva, e aproveitar os feriados da Sexta-Feira da Paixão (15) e Tiradentes (21). Uma grave vantagem de ir à chapada em abril é o menor risco de incêndios, comuns na época de seca.

Maio – Bonito (MS)

O quinto mês do ano pede um lugar bem tranquilo e delicioso para aproveitar a estação da seca. Em Bonito, no Mato Grosso do Sul, você poderá aproveitar a baixa temporada para garantir uma melhor visibilidade nos rios e lagos, sem se preocupar com as chuvas.

Bonito, Mato Grosso do Sul
Bonito, Mato Grosso do Sul

Junho – Campina Grande (PB)

As expectativas para o “maior São João do mundo” estão ainda maiores depois de dois anos sem festas juninas. Reserve o mês de junho para conhecer o interior da Paraíba e visitar Campina Grande e outras cidades da região, como Araruna, Ingá e Bananeiras. Você vai se surpreender com casarões históricos e com a “Roliúde Nordestina”.

Julho – Serra Catarinense (SC)

O friozinho de julho pede uma visita a Urupema, Urubici e São Joaquim, três cidades da famosa Serra Catarinense. Por lá é possível ver a neve cair entre o final de junho e o início de julho, quando as temperaturas ficam abaixo de 0 grau.

Agosto – Lençóis Maranhenses (MA)

Do outro lado do país fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, repleto de lagoas de água doce formadas pelas chuvas. Agosto é o melhor mês para conhecer as dunas, rios e vilarejos da região, e ainda dá para fugir do alta movimento das férias de meio do ano.

Setembro – Santarém (PA)

Escondido na cidade paraense de Santarém, Alter do Chão é um lugar de deixar qualquer um de queixo caído. Conhecido como “Caribe Amazônico”, o lugar é uma excelente pedida em setembro. Entre os dias 15 e 19, é celebrada a Festa do Sairé, evento que mistura elementos indígenas e católicos.

Outubro – Minas Gerais

Não dá para citar uma só cidade, então tire logo o mês todo para conhecer a primavera em Minas Gerais. Mergulhe nas águas de Capitólio ou nas cachoeiras da Serra do Cipó, ou aproveite para “turistar” por cidades históricas como Mariana, Congonhas, Tiradentes e Ouro Preto. Se chover, o que não falta é um bom museu para se abrigar.

Novembro – Caribe Brasileiro (AL)

Com a proximidade do fim do ano, o destino certo é o chamado “Caribe brasileiro”. Em Maragogi e São Miguel dos Milagres a temperatura já estará boa para um bom mergulho para ver os corais, ou apenas para se sentar à beira-mar e curtir a paisagem com a família.

Dezembro – Fernando de Noronha

O ano não poderia terminar melhor do que em Fernando de Noronha, onde o mar mais agitado de dezembro favorece a prática do surfe, mas não atrapalha os mergulhos. No início do mês é possível encontrar preços melhores de hospedagens e passeios para aproveitar o lindo arquipélago pernambucano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário