O consumo de chás ainda não é um hábito comum entre os brasileiros, mas vem ganhando mais força nos últimos tempos. Esses preparos podem conter elementos poderoso para aumentar a imunidade, prevenir doenças e até ajudar no emagrecimento saudável.
Leia mais: Veja como aproveitar todos os nutrientes da casca da laranja na alimentação
O matchá é uma ótima opção para quem busca todos esses efeitos de uma só vez. O ingrediente é rico em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e anticarcinogênicas, que protegem o corpo do aparecimento de inflamações, células tumorais e até contra o envelhecimento precoce.
Extraído da planta Camellia sinensis, da qual também são obtidos o chá-verde e o chá-preto, esse broto remonta aos tempos da Dinastia Tang da China. Atualmente ele é usado para dar sabor e até colorir alguns alimentos.
Diferença entre o chá-verde e o matchá
Antes da extração do matchá, as plantas são cobertas entre 20 a 30 dias, impedido seu contato com o sol. O procedimento garante o aumento da produção de clorofila e dos níveis de cafeína e catequina, dois antioxidantes.
Esse processo faz com que os nutrientes presentes do matchá sejam mais potentes do que os do chá verde, oferecendo mais benefícios ao organismo. Outras vantagens do consumo desse preparo são a melhora a memória e a melhor metabolização de carboidratos.
Tudo isso faz dele um ótimo aliado para quem quer perder peso e/ou precisa reduzir os níveis do açúcar (glicose) no sangue. Em pesquisas recentes, o consumo do ingrediente foi relacionado à redução da absorção de gorduras e açúcar pelo corpo.
O único problema do matchá está nos preços, que costumam ser um pouco elevados. Para quem pode investir, vale a pena contar com ele na rotina.