scorecardresearch ghost pixel



Cientistas suíços descobrem nova parte do corpo humano

Nova parte interna do masseter foi batizada de ‘seção coroide’ pelos Pesquisadores da Universidade de Basileia.



Cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça, descobriram uma nova parte interna no masseter, músculo que possibilita a mastigação de alimentos sólidos. Ela foi batizada de seção coroide (Musculus masseter pars coronidea) e mostra que a anatomia humana ainda tem seus segredos.

Leia mais: Memória cheia: 4 dicas para limpar o celular e deixá-lo mais leve

A descoberta foi publicada no periódico Annals of Anatomy – Anatomischer Anzeiger, no dia 2 de dezembro. Durante a investigação, os profissionais utilizaram tomografia computadorizada e analisaram seções de tecido de pessoas mortas.

Fonte: Galileu

Até então, acreditava-se que o masseter era composto por duas partes: uma superficial e outra profunda. Mas o estudo feito com uma mandíbula fixada com formalina mostrou que existe uma terceira seção que ajuda na estabilização da mandíbula.

A pesquisadora Szilvia Mezey, líder do estudo, conta que a seção coroide parece ser a única capaz de puxar a mandíbula para trás. “Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função”, explica.

Livros didáticos e pesquisas anteriores já levantavam a possibilidade de uma terceira parte do masseter, incluindo a edição de 1995 do atlas anatômico Gray’s Anatomy. No entanto, somente agora é possível confirmar essa constituição.

“Nossa descoberta é um pouco como zoólogos descobrindo uma nova espécie de vertebrado”, diz o professor Jens Christoph Türp, que também lidera o estudo, sobre o potencial da descoberta para causar mudanças na pesquisa anatômica dos últimos 100 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário