scorecardresearch ghost pixel



Como ficam o vale refeição e o vale alimentação em 2022? Entenda as mudanças

O ano começa com mudanças no vale. Tanto no refeição quanto no alimentação, agora os trabalhadores têm mais opções de consumo.



Não é só o novo salário mínimo que chega como novidade para os trabalhadores agora em 2022. Benefícios como o vale-alimentação e o vale-refeição também estão diferentes. Isso porque o governo federal publicou algumas alterações que já começam a valer neste início de ano.

Leia mais: Itaú abre mais de 330 vagas de emprego; Veja como se inscrever

Os dois vales são benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores de carteira assinada. A mudança é que a partir de agora, os funcionários vão poder escolher onde fazer as refeições, com a ampliação dos estabelecimentos que aceitam os vales.

Mudanças no vale

As mudanças na forma de uso dos benefícios vinham sendo analisadas pelo governo federal há bastante tempo. Assim, as novas regras permitem que os funcionários escolham onde se alimentar, com a ampliação dos restaurantes e comércios que aceitam o vale-refeição e alimentação.

Apesar disso, cada restaurante pode escolher se aceita ou não o pagamento por meio dos vales. Por isso, antes de consumir, os clientes precisam checar essa informação em cada estabelecimento.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, as mudanças foram feitas para ampliar a oferta e, consequentemente, a concorrência. Fazendo com que os estabelecimentos tenham melhores preços, já que muitos trabalhadores vão em busca de refeições mais baratas.

Além disso, outro mudança nos vales é que agora os trabalhadores podem fazer a transferência do saldo acumulado. Ou seja, quando o trabalhador receber mais uma parcela, se ainda restar dinheiro do vale anterior ele pode transferir para outro cartão, sem a cobrança de taxas por esse serviço.

Os vales foram criados para apoiar os trabalhadores a terem acesso a uma alimentação de qualidade, com refeições mais nutritivas. Além de ter a segurança de todos os meses poder contar com determinado valor disponível para as refeições.

Apesar disso, as empresas não são obrigadas a oferecer os vales, por isso, é considerado um adicional como benefício aos trabalhadores. Além disso, existe um desconto da porcentagem do salário do trabalhador que recebe o benefício, ou seja, a empresa não paga por ele sozinha.




Voltar ao topo

Deixe um comentário