Cerca de 5,4 milhões de brasileiros terão acesso ao Auxílio Gás até o dia 31 de janeiro. Nesta primeira rodada, cada beneficiário terá direito a R$ 52, valor equivalente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg, conforme apurado no último levantamento feito pela ANP.
Leia mais: INSS: Reajuste de 10,16% em benefícios acima do mínimo eleva teto a R$ 7.087
Alguns contemplados estão preocupados com a forma de pagamento do dinheiro. Eles querem saber se é necessário ter uma conta bancária na Caixa Econômica Federal para ter acesso aos valores.
De acordo com o Ministério da Cidadania, não é preciso se preocupar com essa questão. Todos aqueles que ainda não possuem uma conta na Caixa receberão o vale-gás por meio de uma poupança digital social criada automaticamente no aplicativo Caixa Tem.
Basta baixar a ferramenta para movimentar a quantia como desejar. O app possibilita o pagamento de contas, boletos, transferências via Pix, compras online com o cartão de débito, além de oferecer outros produtos e serviços.
Para quem já recebeu o cartão do Auxílio Brasil, o vale-gás poderá ser sacado nos terminais de autoatendimento da Caixa, nos correspondentes Caixa Aqui e nas casas lotéricas.
Regras do vale-gás
O mais novo benefício do governo é voltado para pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Os critérios para participar são:
- Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
- Famílias com menor renda por pessoa;
- Famílias com maior quantidade de pessoas;
- Famílias que recebem benefício do Programa Auxílio Brasil;
- Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Terão prioridade no recebimento do vale-gás as mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.