scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! 4 formas erradas de beber água e que fazem mal à saúde

Apesar de trazer inúmeros benefícios para o organismo, a ingestão incorreta do líquido pode gerar complicações sérias para o corpo.



A água é indispensável para o bem-estar e manutenção da saúde. O líquido ajuda a hidratar o corpo, regular a temperatura, melhorar o funcionamento de órgãos e articulações, além de auxiliar no transporte de oxigênio e na absorção de nutrientes pelo organismo.

Leia mais: Alimentos que podem diminuir a pressão arterial

Mesmo com tantos benefícios, é necessário consumi-la de forma correta ou então podem surgir uma série de problemas no organismo. Confira a seguir uma lista de recomendações médicas que é preciso ter cuidado quando o assunto é a ingestão de água.

4 cuidados que se deve ter na hora de tomar água

  • Consumir água mal armazenada

Não é seguro consumir água em garrafas abertas deixadas há muitas horas dentro do carro ou mesa de trabalho e que foram levadas à boca. Neste caso, existe o risco de contaminação por bactérias e fungos.

  • Beber água de rios

Quando estamos em contato com a natureza, é natural o desejo de beber a água quando ela aparenta ser limpa e cristalina. Mas é preciso ter cuidado, pois, por não ser tratada, a água pode estar contaminada por substâncias químicas, dejetos e microrganismos, causando diarreias, vômito, febre e até complicações mais sérias.

  • Beber água muito gelada

Apesar de ser prazeroso tomar água gelada em dias quentes, existe o risco de choque térmico no sistema digestivo quando consumimos o líquido extremamente gelado e com o corpo super quente. Os resultados podem ser espasmos dolorosos no esôfago, além da piora em quadros de rouquidão, faringite e amigdalite.

  • Beber água ‘saborizada’ que passou do tempo

Algumas pessoas costumam adicionar pedaços de frutas crus, legumes e especiarias na água para dar sabor. A prática pode ser positiva, pois estimula o consumo do líquido e garante mais nutrientes. No entanto, quando não há o devido cuidado, existe o risco de contaminações e intoxicações alimentares leves. Por esse motivo, durante o preparo, os alimentos devem ser bem higienizados, frescos e a água consumida até o fim do dia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário