scorecardresearch ghost pixel



Dieta Mediterrânea é eleita a mais saudável do mundo

Ao todo, 40 tipos de dietas disputaram o prêmio de melhor do mundo. Confira quais foram as três mais bem colocadas e no que cada uma consiste.



A avaliação da melhor dieta do mundo premiou pelo quinto ano consecutivo a dieta Mediterrânea. O resultado foi publicado nesta semana pela revista U.S. News & World Report. Na segunda colocação aparecem duas dietas diferentes empatadas. 

Veja também: Alimentos que dão força, brilho e previnem a queda dos cabelos

A primeira é a DASH, sigla para “abordagem alimentar para combater a hipertensão”. A outra é a dieta Flexitariana, a qual prioriza o consumo de alimentos dentro do vegetarianismo.

Melhores dietas do mundo eliminam produtos industrializados

As três melhores dietas vencedoras têm um ponto importante em comum. Todas eliminam ou reduzem drasticamente o consumo de alimentos processados.

A ênfase dessas dietas está em aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras, grãos, castanhas e sementes. Ou seja, no geral, são sugestões de alimentação natural e mais saudável.

“Todas as dietas que performam bem são seguras, sensíveis e embasadas pela ciência. As dietas vencedoras também fornecem uma quantidade adequada de calorias, com foco em vegetais, frutas e grãos integrais, uma quantidade modesta de proteína magra e laticínios, e uma guloseima ocasional”, disse Gretel Schueller, editora de saúde da U.S. News & World Report.

Concorrentes foram julgados por 27 especialistas

Ao todo, 27 especialistas no assunto julgaram 40 tipos de dietas diferentes. As categorias estipuladas para a análise e avaliação foram:

  • Nível de facilidade/dificuldade de seguir a dieta;
  • Capacidade de fazer o consumidor perder peso facilmente – em curto e em longo prazo;
  • Nível de eficácia da dieta em prevenir doenças cardiovasculares e diabetes; e
  • Capacidade de suficiência nutricional de cada dieta.

“De maneira geral, as dietas vencedoras se baseiam no que você pode comer, não naquilo que você não pode comer. E agora, durante o período estressante de pandemia, isso é especialmente útil para as pessoas”, acrescentou Schueller.

 A editora ainda afirmou, em matéria divulgada na revista citada, que as dietas também visam o paladar. Ou seja, todas elas são dietas que geram satisfação pelo sabor.

“Nós queremos comidas das quais possamos desfrutar. E queremos comidas que mantenham nossa saúde, talvez até que aumentem a nossa imunidade. As dietas mais bem colocadas oferecem isso.”




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário