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Documento que garante benefícios a idosos pode ser solicitado pela internet; Entenda como funciona

Governo federal oferece benefícios a idosos de baixa renda que podem ser garantidos com um simples documento.



Idosos de baixa renda de todo o Brasil podem acessar benefícios do governo federal de uma maneira mais fácil. Agora, a Carteira da Pessoa Idosa está disponível pela internet, o que dispensa a necessidade de comparecer a um ponto físico para solicitar sua emissão.

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O documento comprova a renda do cidadão e garante a ele descontos e até isenção em passagens de transporte público. O idoso tem direito a até duas vagas por veículo ou desconto de 50% no valor do ticket.

Para ter acesso ao benefício, é necessário comprovar renda mensal de até dois salários mínimos, ou R$ 2.200 atualmente. Embora a Carteira da Pessoa Idosa facilite a comprovação dos ganhos mensais, ela não é a única maneira de ter acesso à passagem gratuita.

Sendo assim, qual a necessidade do documento? De forma geral, ele facilita o processo para idosos que não têm como comprovar renda, tornando mais simples o acesso ao benefício.

Como solicitar a Carteira da Pessoa Idosa?

Para emitir a carteira, é necessário ter idade acima de 60 anos, estar cadastrado no CadÚnico e ter renda individual de até dois salários mínimos mensais. Quem ainda não está inscrito no CadÚnico deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência.

O documento pode ser emitido no próprio CRAS ou pela internet, no site da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).




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