A terceira parcela do programa Auxílio Brasil será depositada a partir do dia 18 de janeiro para mais de 17 milhões de brasileiros. Além dos 14,5 milhões de beneficiários que fazem parte do programa desde o ano passado, cerca de 2,7 milhões serão incluídos na folha de pagamento a partir deste mês.
Leia mais: Veja quem tem direito à isenção ou reembolso do INSS
Essa inclusão dará fim à fila de espera para participar da iniciativa. Contudo, a lista de beneficiários deverá passar por mudanças todos os meses, já que existe a possibilidade de bloqueio do benefício.
Por meio da Dataprev, o governo federal fará análises com maior frequência para verificar se a família ainda satisfaz os critérios para participar do programa. Se houver suspeita de fraude ou inconsistência nos dados, seus pagamentos poderão ser bloqueados.
De acordo com dados oficiais, cerca de 4 milhões de brasileiros tiveram o auxílio emergencial suspenso durante o ano de 2021. Com a adoção de métodos mais severos e precisos para realizar o “pente-fino”, é possível que o Auxílio Brasil siga a mesma tendência.
Novos beneficiários
O Ministério da Cidadania informou que as milhões de famílias que receberão a próxima parcela já começaram a ser informadas via carta. Desde a semana passada, os novos beneficiários estão recebendo um documento com as informações básicas sobre o programa e o cartão oficial para sacar os valores.
Se a carta ainda não chegou para você, não há motivo para preocupação. O processo dele levar alguns dias para ser finalizado. Além disso, é importante verificar se seu endereço cadastrado no CadÚnico está atualizado.