scorecardresearch ghost pixel



Empresas de energia concedem desconto nas contas de luz de janeiro

Benefício será garantido a quem economizou energia elétrica entre os meses de setembro e dezembro de 2021.



Os brasileiros que economizaram energia em 2021 têm uma boa notícia para comemorar. As distribuidoras de energia oferecerão descontos conta de luz por cada quilowatt-hora (kWh) economizado durante os meses de setembro a dezembro de 2021.

Leia mais: Posso misturar etanol e gasolina no mesmo tanque?

O abatimento terá efeito na fatura do mês de janeiro e faz parte de um programa do governo federal lançado em agosto do ano passado. O objetivo era reduzir o consumo em meio à crise hídrica que afetava o país, causada pela falta de chuvas.

Como funciona o desconto?

Terão direito ao benefício os consumidores de baixa tensão (grupo B) e de média e alta tensão (grupo A), somente das classes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços e outras atividades, rural e serviço público. Também participam do programa os participantes da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Para receber, é preciso ter economizado ao menos 10% entre os meses de setembro e dezembro. O desconto será de R$ 0,50 por kWh poupado, até o limite de 20% de redução.

“O bônus apurado será informado na conta de luz referente ao mês de dezembro de 2021 e creditado como abatimento do valor a pagar na conta de luz subsequente”, explicou a Aneel.

Enel e Light

A Enel, empresa que atende os estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e São Paulo, informou que o desconto poderá ser visto na fatura de janeiro de 2022. A distribuidora irá sinalizar o volume de energia reduzido e detalhar o valor do bônus em reais.

Já a Light, que atua na maior parte dos municípios fluminenses, ainda não informou como será feito o abatimento. Cerca de R$ 1,62 bilhão em descontos serão ofertados para quem poupou energia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário