scorecardresearch ghost pixel



Estados dão desconto de até 20% no IPVA 2022; Veja lista

Além das reduções, também são oferecidas facilidades na hora de quitar o imposto. Intuito é incentivar o pagamento e evitar atrasos.



Os proprietários de veículos devem incluir na lista de despesas de começo de ano a cobrança referente ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Devido a forte valorização de carros novos e usados, associada à inflação, os condutores terão de desembolsar uma quantia maior para o tributo deste ano.

Leia mais: Confira as novas regras divulgadas pelo DETRAN para quem deseja tirar ou renovar a CNH

Para incentivar o pagamento e evitar atrasos, os governos de diversos estados do Brasil estão oferecendo descontos e facilidades na forma de pagamento do imposto. Em algumas unidades federativas, as reduções chegam a 20% do valor total do IPVA 2022.

Estados que oferecem até 20% de desconto no pagamento do IPVA 2022

Rio de Janeiro

O início dos pagamentos é no dia 21 de janeiro. O tributo pode ser quitado em cota única ou com desconto de 3%. Se o motorista optar pelo parcelamento, ele perde o direito à redução.

São Paulo

Donos de veículos que realizarem o pagamento do IPVA 2022 com antecedência, e em cota única no mês de janeiro, receberão um desconto de 9% no valor. Já aqueles que decidirem pagar o tributo em fevereiro ou parcelar o valor receberá um desconto de apenas 5%.

Minas Gerais

O governo do estado congelou o valor do IPVA 2022. Dessa forma, o valor médio de um veículo em 2021 é baseado na tabela de valores de 2020. No caso de quem comprou um carro ano passado, o valor referência será aquele presente na nota fiscal de compra.

O prazo para pagar também é diferente dos demais, pois começa a partir de março. Neste caso, quem pagar em cota única o tributo terá desconto de 3%. Outra opção é parcelar o valor em até 3 vezes.

Bahia

O governo do estado vai oferecer um desconto especial de 20% para quem pagar o IPVA com antecedência. A redução estará disponível até o dia 10 de fevereiro. O percentual é o dobro de 2021, cujo desconto foi de 10%. Também existe a opção de parcelamento, disponível em até 5 vezes.

Além deste, outros que oferecem desconto no IPVA para quem pagar em cota única são: Paraná (3%), Mato Grosso do Sul (15%), Distrito Federal (10%) e Maranhão (20%).




Voltar ao topo

Deixe um comentário