scorecardresearch ghost pixel



Famílias de baixa renda podem contratar arquitetos e engenheiros sem pagar nada

Cidadão com renda de até seis salários mínimos tem direito a usufruir dos serviços de arquitetos e engenheiros gratuitamente.



O Governo do Estado do Rio de Janeiro está oferecendo serviços gratuitos para pessoas de baixa renda que querem reformar suas residências. Por meio do projeto “Na Régua – Arquitetura acessível, moradia digna”, os cidadãos podem contratar arquitetos e engenheiros sem nenhum custo.

Leia mais: Auxílio emergencial 2022: 5 parcelas de R$ 600 são confirmadas; Quem recebe?

A iniciativa faz parte do Programa Casa da Gente, realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

A equipe técnica disponibilizada pela Secretaria de Infraestrutura e Obras também conta com assistentes sociais, tendo em vista que muitas pessoas vivem em casas com condições precárias. Somente nos últimos três meses, a ação já montou sete escritórios na Baixada Fluminense e na capital do Rio, e ainda deve entregar mais quatro.

Realidade da população

Em muitos casos, as famílias sobrem com problemas como mofo, falta de alvenaria, fiação inadequada e infiltração. Vera Lúcia Sampaio, moradora do Morro da Providência, afirmou que a ajuda chegou na hora certa.

“Aqui não há quartos. Eu e meus seis netos dormimos na sala, juntos. Quando eu soube que poderia ter assistência gratuita, voltei a ter esperança. Minha casa sofre muito com infiltrações e vazamentos, meu sonho é poder dar uma vida melhor e mais agradável aos meus netos”, afirmou.

Segundo o Secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos, muitas casas não têm nem mesmo piso ou vaso sanitário. “Por isso, a palavra de ordem do governador Cláudio Castro para o projeto Na Régua é: nenhuma casa sem banheiro. Dessa forma, nossa missão é entregar mais qualidade de vida a essas famílias, com dignidade habitacional.”

Como participar do programa

Qualquer família com renda mensal de até seis salários mínimos pode solicitar os serviços do projeto, desde que resida na moradia. Os escritórios funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nos seguintes locais:

  • Acari: Rua Guaiuba, nº 210 A;
  • Buriti Congonhas: Rua Macunaíma, nº 209 – Vaz Lobo;
  • Cajueiro: Travessa Central do Sossego, 39 – Associação dos Moradores;
  • Mangueira: Rua General Bento Ribeiro, nº 4 – Fundação Leão XIII;
  • Marcílio Dias: Avenida Lobo Junior, nº 83;
  • Providência: Rua da Bica, nº 29 – ONG Impacto das Cores;
  • Serrinha: Rua Mestre Darcy do Jongo, nº 162 – CUPA.

“Nossos profissionais são treinados para ouvir as demandas, vistoriar os domicílios e propor soluções criativas de baixo custo que resolvam um problema real. O Na Régua nasce para apoiar a saúde e a assistência social, contribuindo com o rompimento do ciclo da reprodução das desigualdades sociais e sanitárias”, completou o Subsecretário de Habitação, Allan Borges.




Voltar ao topo

Deixe um comentário