scorecardresearch ghost pixel



IPVA 2022: Descubra como calcular o imposto e quem ficará isento

Tributo de competência estadual é reajustado anualmente, mas muitos condutores podem ficar livres dele no próximo ano.



O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é mais uma das contas que muitos brasileiros precisam considerar quando um novo ano chega. Para 2022, o tributo estadual pode subir até 30%, acompanhando a valorização de carros novos e usados.

Leia mais: Salário Mínimo de 2022 alcança patamar histórico e será o maior em 6 anos

O valor do imposto é calculado com base em dois dados: o valor venal do veículo (tabela Fipe) e alíquota adotada no seu estado (varia de 1% a 6%). Depois de descobrir esses números, basta multiplicar o preço de venda do carro pela alíquota e dividir por 100.

Veja um exemplo: um carro de R$ 25 mil em um estado com alíquota de 4% pagará R$ 1 mil de IPVA. Cálculo: (valor do carro) x 4 (alíquota) = 100.000 % 100.

Isenção do IPVA

Em quase todos os estados, veículos que já atingiram um certo tempo de fabricação ficam isentos de IPVA. Esse prazo costuma variar de 10 a 30 anos, mas pode ultrapassar essa idade.

Em São Paulo, por exemplo, veículos com mais de 20 anos ou fabricação anterior a 2002 são isentos. Já no Rio de Janeiro, a regra vale para automóveis com fabricação anterior a 15 anos. Em outros casos, como em Minas Gerais, a isenção é concedida somente a veículos com placa preta.

Alguns profissionais de categorias profissionais como taxistas, moto-taxistas e motoristas de ônibus também ficam livres do imposto. Outro motivo para a isenção são doenças graves, como amputação, esclerose múltipla, problemas graves na coluna, HIV, doenças do coração e muitas outras.

Se você tem dúvidas de qual é a regra adotada no seu estado, acesse o site do Detran ou procure atendimento presencial do órgão. Outra possibilidade buscar ajuda junto a um despachante.




Voltar ao topo

Deixe um comentário